CNC caseira

Os easyDriver com o Nema23 não têm força nem para rodar o veio sem peso. Estarei a fazer alguma coisa mal?

Não sei se estás a fazer algo de mal ou não.

Não vi os motores, nem qual a potência que consomem e muito menos a carga que vão accionar. Tudo isso pode ser calculado para adaptar os materiais ao que pretendes. Colocaste uma redução? Em princípio, numa CNC as reduções são interessantes e necessárias para dividir ainda mais o ângulo do motor de passo e conseguir movimentos e pormenores mais precisos.

Esse driver que apresentaste é muito bom e acoplado a um motor da mesma marca fica uma instalação limpa e precisas apenas de 3 sinais (como o easyDriver) para correr os motores, eu apenas referi que é um custo imenso para um projecto que me pareceu ser caseiro e não algo industrial.

Como vai o software? Chegaste a perceber o que eu disse acerca de usar aquela biblioteca do Stepper motor com esse driver? A biblioteca está a fazer tudo o que o teu easyDriver está a fazer. Daí que os passos não batam certo. O outro problema tem a ver com o facto que a biblioteca apenas te permite mover um motor de cada vez. Assim sendo, só poderias controlar os motores com um passo de cada vez, em vez de dizeres a ambos para andarem X e um a velocidade y e outro a velocidade z. Isso consegue-se mexendo com os timers e executando os passos numa interrupção dos timers. As velocidades terão de ser múltiplos desse timer. Daí talvez que eu ache que se tiveres dois motores pequenos os devas ligar ao easyDriver e tentar começar pelo software de controlo e só depois passar para o hardware caro. ;) Mas tu é que sabes.