Como ligar um Led utilizando um módulo NRF24l01 e um telefone celular

Boa tarde, gostaria de saber se e possível, ligar um led utilizando um módulo nrf24l01 e um telefone ou até mesmo um pc para enviar o comando através da internet.

Só com essa descrição a resposta é: Não. O módulo nrf24l01 utiliza ZigBee e nem o telefone nem o pc têm esse interface de comunicação.

Olá Atila,

Na verdade é sim, mas o processo vai envolver mais que o arduino e o NRF24L01 normalmente. Existe uma biblioteca em desenvolvimento que permite os NRF24L01 acessarem a internet, mas eu nunca as testei, o nome dela e RF24ETHERNET e vocÊ pode ler sobre ela aqui: http://tmrh20.github.io/RF24Ethernet/

O ideal para a montagem proposta é o seguinte: usar algo proprio para acesso a internet como o ESP8266 ou um shield como o o WI FI SHIELD ou outro semelhante, com isso você conseguira fazer o sinal chegar até um arduino base em sua residencia ou onde você desejar pela internet. Nesse mesmo arduino base onde você colocou um wifi shield por exemplo, você poderá colocar tambem o NRF24L01. Dai você poderá ter vários modulos somente com outros NRF24L01 espalhados por sua casa ou negocio que receberão os comandos e atuarão, podendo ligar lampadas, abrir janelas, etc. tudo via internet.

Ah, e só pra completar ao luisilva, os NRF24L01 apesar de usarem a mesma frequencia dos xbee (2.4 ghz) não utilizam o protocolo zigbee, ele utilizam um protocolo proprietario da nordic chamado ENHANCED SHOCKBURST ( https://www.sparkfun.com/datasheets/Components/SMD/nRF24L01Pluss_Preliminary_Product_Specification_v1_0.pdf )

Dizer que essa biblioteca consegue ligar um nRF24L01 a internet e o mesmo que dizer que o meu braco da luz so porque consegue ligar um interruptor.

Se leres bem o que e dito nos objectivos ou no esquema, ves que o processador que acessa a internet fa-lo atraves dum interface de rede.

Logo, o que a pessoa que originou o post quer nao pode ser atingido com esta biblioteca ja que ela pretendia, ou pelo menos pareceu, aceder a uma rede nRF24L01 sem ter de meter um interface adicional no computador/telefone.

O enhanced shockburst nao tem nada a ver com o protocolo em questao... Dito isto, mesmo sendo protocolos diferentes, nao vais querer duas redes na mesma frequencia dentro do mesmo espaco.

Meu caro bubulindo,

Acho que você não leu bem a resposta que dei, pois eu falei justamente o que você falou. Eu falei sobre a biblioteca, que ela esta em desenvolvimento e que nunca a tinha testado, não disse que ela conseguia acessar internet, apenas citei que ela existe, se o usuário desejar poderá testa-la e constatar.

Falei porem, que o projeto dele pode ser alcançado, mediante o uso de um harwware adequado, como o ESP8266 ou wifi shield, e que no mesmo arduino ele pode colocar um nrf24l01, e que a partir dai ele podera ter um arduino com acesso a internet comandando vários arduinos dentro da casa dele, todos os outros com o nrf24l01, bastando ser apenas um central com um modulo de acesso a net.

O NRF24L01 tem muito mais poder do que se acredita, estou estudando ele a mais de um ano, já consegui desenvolver coisas incriveis, como colocar 3 NRF em um só arduino, recebendo dados de mais de 15 arduinos sem perca de um só pacote. Na questão de hardware tambem os NRF24L01 tem coisas que poucos conhecem, como versões SMD alem das versões, DIP, eu possuo 4 tipos diferentes, SMD e DIP de 100 e 1000m. Vale a pena investir no estudo deles.