Olá pessoal, estou com uma dificuldade em alimentar dois motores que estão ligados ao motor shield L298N.A alimentação externa é feita com 4 pilhas de 1,5v. Quando eu ligo essa alimentação no 5v e gnd do shield os motores nem se mexem, já quando eu ligo o 5v do arduino no 5v do shield e o GND do arduino no GND do shield os motores funcionam.Coloquei duas fotos por anexo para poder explicar melhor a situação.
De qualquer forma agradeço desde já e aguardo sugestões.
Claramente é falta de corrente.
Já agora os teus motores trabalham a que tensão?
Motores necessitam de alguma corrente, coisa essa que as tuas pilhas não debitam em quantidade suficiente.
Estes módulos costumam ter 3 conexões:
5v -Saída de 5v do regulador de tensão existente no módulo (que alimenta a parte lógica do IC se o 5V enable estiver jampeado)
GND - terra
VMS - Entrada de energia (é neste pino que se liga a fonte para os motores)
Se a tua placa for igual à da imagem abaixo, esta ai o teu erro:
Como o HugoPT comentou, verifique o quanto os motores consomem de corrente e tensão para alimentá-los adequadamente.
Qual motor tens?
edit: Tenta colocar as pilhas no VMS (onde indica 12v na imagem)
Dei uma lida nas respostas de vocês e fui fazendo alguns testes, não sei se foi isso que vocês quiseram dizer, mas colocarei em anexo o esquema que eu fiz, quando fiz isso notei que o funcionamento dos motores ficou melhor.
Foi exatamente o que eu disse. Você estava ligando as pilhas na saída de 5v, e não na alimentação da tua placa/módulo.
Com o jumper 5V enable (que habilita o regulador de tensão) fechado, você não precisa ligar os 5v do arduino (se o arduino estiver alimentado por outra fonte) compartilhar o terra já basta.