Olá pessoal, sou Ricardo Brazileiro, moro em Recife/PE, estudo computação e estou pesquisando/produzindo novas ferramentas interativas com plataformas livres...
Eu comprei dois Arduinos na sparkfun, com custo total de $96 dolares, já com taxa de entrega. Fiquei rastreando o produto e em umas das verificadas percebi que ele estava com o status de “aguardando retirada” nos correios daqui de Olinda/PE. Quando fui lá pegar as placas, vem uma cartinha, em cima do envelope, da Receita Federal me cobrando impostos absurdos, um total de 60% do valor total da compra, equivalente a R$100,00.
Pra que isso? Em cima de qual fundamento?
Não tem cabimento cobrar por um equipamento que não tem concorrência no Brasil, que é para fins educacionais, ainda mais comprado por um estudante querendo pesquisar?
Que o Brasil invista e forneça condições de produzir esses chips e placas!
Tem gente querendo estudar! tem gente querendo criar...
Levei uma lapada de R$270,00 por dois Arduinos Diecimila, esse valor pra quem ta sem bolsa de projeto, sem incentivo nenhum, é muito pesado!
Já estou começando a ver que a solução é produzir essas placas na mão(artesanal), pra todo mundo ter condições de estudar isso?
Estou pensando em vender umas das placas p/ ve se eu consigo segurar uma grana.. mas ainda não sei..
Grande abraço.
Ricardo Brazileiro http://rbrazileiro.wordpress.com