Estou com um problema para comunicar meu Arduino Mega com o software InduSoft através do cabo USB.
Não sei qual protocolo de comunicação utilizar.
Alguém já teve este tipo de problema?
Conto com a ajuda de vocês.
Att,
Ricardo Queiroz
Estou com um problema para comunicar meu Arduino Mega com o software InduSoft através do cabo USB.
Não sei qual protocolo de comunicação utilizar.
Alguém já teve este tipo de problema?
Conto com a ajuda de vocês.
Att,
Ricardo Queiroz
Ricardo, bem-vindo ao fórum.
Mesmo não havendo ninguém que tenha tido esse problema, poderá haver alguém que consiga ajudar. No entanto, para isso deveria dar mais detalhes sobre o problema e o que já fez (mesmo que não tenha tido sucesso).
Luisilva, obrigado pela dica.
Como disse anteriormente, o problema que venho enfrentando é na comunicação do Arduino Mega com o software Indusoft.
A interface que estou utilizando é o cabo USB, porém ainda não encontrei o protocolo nem as configurações adequadas para que a comunicação ocorra.
Já testei os protocolos MODBU e SPO52, porém sem sucesso.
O teu programa está a enviar os dados para o Indusoft em que formato?
Os protocolos que referes (não encontrei muito acerca do SPO52), tem de estar definidos em ambos os lados. Se o Arduino não comunicar de acordo com esse protocolo, o Indusoft não o reconhece.
Tens algum código de erro por parte do Indusoft?
Que código estás a usar? Já pesquisaste por uma biblioteca ModBus?
Bubulindo,
Ainda não realizei nenhuma programação para enviar pro Arduino. Apenas estou fazendo testes de comunicação para depois iniciar a programação.
Usando o protocolo MODBU, o Indusoft indicou o erro -15. Não sei especificamente sobre o que este erro é, mas uma das coisas que indicou é que o cabo estava desconectado, coisa que não era verdade.
Agradeço a ajuda até o momento.
Se não programaste o Arduino, como esperas que ele responda à comunicação do SCADA???
Segundo o manual desse software o erro -15 é:
-15=Timeout waiting start a message
Que faz sentido tendo em conta que o Arduino está "vazio".
Podes dar uma vista de olhos a isto:
http://www.electronhacks.com/2014/04/arduino-modbus-plc-rtu/