Comunicar com ethernet shield + outra linguagem?

Olá pessoal, ontem comprei um shield ethernet para arduino e funcionou legal criei o webserver que veio de exemplo e beleza, minha duvida é o seguinte sei que é possivel enviar dados para acionar um rele apenas pela porta de ethernet sem que eu tenha que ligar na USB do computador usando o propio webserver que o arduino ethernet cria, agora vem a duvida eu com uma linguagem tipo JAVA ou C# seria possivel eu criar um sistema e enviar esses comandos pelo programa que eu criar? qual metodo usar? seria sockets ou não tem nada a ver? Deis de já agradeço muito pela atenção de todos.

Usa HttpWebRequest se for no .NET e HttpURLConnection se for no Java.

Não seria mais fácil usar um navegador web mesmo, sem programar? Porque, se você não tem familiaridade com HTTP, então Java e C# seriam mais um obstáculo do que a solução para o seu problema.

Então amigo o fato e que eu não queria mesmo usar o sistema pronto que ja vem no arduino, eu gostaria de criar um em c# para ter mais flexibilidade no software e que não seja preciso o uso da porta usb. Vou dar uma pesquisada nesse HttpRequest mas muito obrigado pela ajuda, valeu se alguem tiver mais algumas ideias eu agradeço. valeu.

Cara meu projeto tem tudo isso ai. Pelo arduino eu acesso um PHP que esta no meu site pra enviar e-mail por exemplo.

http://rafaelgimenes.net/2010/05/28/arduino-ethernet-shield-rele-lcd-sensor-de-movimento-envio-de-email/

E por android eu fiz uma aplicação que acessa via ip o arduino passando uma flag, assim consigo apagar a luz do quarto pelo celular.

Abraço.