Consulta a base de dados embarcada

Olá a todos! Estou iniciando pesquisas sobre como utilizar o arduíno em um projeto importante. Já consegui várias informações em vídeos. Agora preciso saber se eu consigo fazer consultas em uma base de dados embarcada no arduíno. Não pretendo usar conexão com a internet, então a base de dados será embarcada em um SD card por exemplo. Esses dados serão consultados sempre que o arduíno fizer uma leitura de código de barras. Dessa forma preciso que seja retornado dados relacionado código lido. Isso é possível??? Já vi vídeos falando sobre gravar dados, mas preciso consultar.
Agradeço antecipadamente a toda ajuda.

Por favor, use o idioma inglês nas seções em inglês do fórum. Tópico movido a seção em português do fórum

1 Like

Olá! Bem vindo ao Forum.

Eu particularmente nunca fiz isso mas, sim, a mesma biblioteca que permite você gravar dados no cartão SD, permite que você leia eles também. O trabalho então vai ser identificar qual é a melhor forma de armazenar os dados no SD, de maneira a facilitar sua vida na hora comparar eles com o código de barra e resgatar os demais dados.

1 Like

Muito obrigado pelo retorno Brasilino. Isso me traz esperança neste projeto. Eu nunca havia pesquisado nada sobre arduíno até hoje, então tenho um longo caminho para entender a programação de gravação de dados para após conseguir ler dados. Mas estou determinado. Caso tenha algo para que eu possa fazer a engenharia reversa, será muito bom. Grande abraço.

Como a plataforma Arduino é aberta, não há necessidade de fazer engenharia reversa. Há muitos tutoriais sobre cartões SD espalhados pela internet. Possivelmente você até encontre alguma coisa já pronta ou facilmente reaproveitável, especialmente se souber inglês.

Você não necessariamente precisa gravar os dados usando o Arduino. Pode gravar num PC e depois usar o Arduino para lê-los e comparar com o código de barras.

Sugestão: divida o projeto em pequenos passos e implemente um de cada vez. Quando você entender como cada parte funciona, aí você junta tudo.

Se tiver Facebook, aqui está um link que pode te interessar:

Aqui outros dois tutoriais:

Esses dois últimos são blogs de lojas para makers. Já comprei de ambas. Então, caso precise, pode confiar.

Queres falar mais do projecto para percebermos se não ficarias mais bem servido com um raspberry pi, por exemplo?

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.