Controlar aquario

Bom dia amigos,

andei a pesquisar umas coisas e pensei em controlar o aquario com o arduino,

entao gostaria que me indicassem qual o material necessario para o seguinte pf:

1 - Placa Arduino = estou a pensar em Arduino Mega
2 - Sensor temperatura - LM35?
3 - LCD recomendado para obter as infos
4 - Botao para "mudança" de informaçao no LCD
5 - Controle de Hora - RTC certo?
6 - "Controle" para ligaçao de 5 Led´s de 10W cada

para ja apenas pergunto isto, depois pergunto mais.

agradeço desde ja a vossa ajuda.

cumprimentos

Lê isto:

http://arduino.cc/forum/index.php/topic,130822.0.html

Eu não recomendo um LM35.

Se ele ficar submerso, haverá um curto-circuito entre seus pinos, o que não é desejavel, pois a leitura sempre será zero. Você até pode dar um jeito de tê-lo isolado fisicamente da água, mas isto te trará vários problemas, o mais grave deles será que a curva de resposta será bem mais lenta, pois a isolaçao contra a água também será uma isolação térmica.

Por isolação, pode ser um pedaço de termo-retrátil, que o permite ficar na água, mas com seus pólos isolados eletricamente. Isto não funciona bem.

Uma opção bem melhor é um termopar, com um tipo K, pois ele é feito para isto.

Quanto aos LEDs de 10W, você terá que usar um outro circuito, como relés ou algum transistor adequado para esta faixa. Nem pense em alimentar ou controlar diretamente estes LEDs com o Arduino. O Arduino no máximo irá controlar um circuito ON-OFF para os LEDs, que são alimentados de outra forma.

O controle de hora pode ser um DS1337+ ou parecido.

Eu fiz um vídeo de um shield que eu fiz que tem um IC de temperatura (DS1624) e um IC de RTC (DS1337+). Tá tudo aqui, incluindo link para documentação: http://www.youtube.com/watch?v=NL3qjrhjtS0

Eu não recomendo um LM35.

tambem concordo.Ja usei num projecto e tive de desistir deles.

Uma opção bem melhor é um termopar, com um tipo K, pois ele é feito para isto.

Eu optava antes por um sensor digital tipo o DS18B20.
O termopar acrescenta factores por ser analogico e ser necessario em alguns casos amplificar o sinal ou trata-lo para se poder colocar na entrada analogica.
Tambem se tem de ter o cuidado com os fios de ligaçao para nao criar mais "termo-pares" e adicionar erro ao sinal.
Tambem me parece exagerado a range da tipo K para um aquario : -184 a 1260ºC

O colega lmeireles43 ja fez um projecto interessante com tudo o que queres.

Eu neste caso estou com o Hugo, principalmente pela facilidade de implementacão do sistema. O DS18B20 faz logo a conversão da temperatura ali e não há necessidade de estar a fazer circuitos em breadboard e a ajustar ganhos no Amp-op, etc, etc...

Eu nunca usei um LM35, logo não posso criticá-lo... no entanto, tenho uns por aqui e se calhar vou dar uma voltinha com eles para ver o que sai dali.

Quando ao isolamento... eu usei DS18B20s num artigo académico onde os submergia em cimento e água (Ok... foi um artigo caro, mas em comparacão com a alternativa, extremamente barato) e nunca tive grandes problemas (à parte deles quebrarem dentro do cimento). Na altura não tive problemas com a resposta dos sensores tanto na água bem como no cimento.

No entanto, se arranjares uma jaqueta de metal, encheres o fundo com um pouco de massa condutora (para não ficares com ar lá dentro), submergires o corpo do sensor na massa e encheres o resto com resina ou cola para isolar da água, certamente que o tempo de resposta será aceitável para o controlo da água. Eu no tal projecto, nem me dei a esse trabalho e fazia tudo com manga termoretráctil.

Com um sensor analógico tinhas o problema do condicionamento de sinal, filtragem... com um termopar, tinhas o problema da instalacão e custo (não faco ideia do custo duma coisa dessas, mas deve custar tanto como um aquário, não?). Além de que ter um termopar metido dentro do aquário iria ser mais difícil de disfarcar que um sensorzinho pequeno como o que descrevi.

HugoPT:
O colega lmeireles43 ja fez um projecto interessante com tudo o que queres.

É o link que indiquei na minha primeira resposta.

Olá!

Se quiser algo mais elaborado dê uma olhada nisto:

https://github.com/FernandoGarcia/Ferduino_Portuguese

Abraço.

agradeço a todos a ajuda. :slight_smile:

sou muito verdinho neste assunto. :slight_smile:

se não se importarem, vamos por partes.

neste momento o que me aconselham? vou começar para já apenas em controle de temperatura para me iniciar no arduino.

Mandei vir um UNO REV3
É possível "controlar" o sistema com um display da NDS ou do GBA?

Amanha já vou buscar o seguinte material:
DS1337 - Sensor temperatura
DS1624 - RTC

Gostava de fazer um igual ao do amigo fernando, mas ainda falta perceber muito do arduino. :slight_smile:

cumprimentos

tucandroid:

neste momento o que me aconselham? vou começar para já apenas em controle de temperatura para me iniciar no arduino.

Mandei vir um UNO REV3

DS1624 - RTC

Gostava de fazer um igual ao do amigo fernando, mas ainda falta perceber muito do arduino. :slight_smile:

cumprimentos

É provável que possas usar esse LCD... no entanto, suspeito que o tamanho da biblioteca para usar um deles te leve uma boa parte do espaco de código do Arduino. Eu ficaria-me por um LCD alfanumérico... mas são opcões. Aliás, o LCD nem sequer é uma prioridade no sistema de controlo e, como se não bastasse, gasta logo 6 pinos dos 14 (?) que tens disponíveis no Uno.

O DS1337 é um RTC...
O DS1624 é um sensor de temperatura... mas colocá-lo dentro do aquário vai ser dificil.

Chegaste realmente a ler a thread que postamos aqui? Tem lá literalmente tudo, bem como discussões acerca das opcões feitas. Existe algum motivo pelo qual não queres usar os componentes que ele usou?

bubulindo:

tucandroid:

Mandei vir um UNO REV3

DS1624 - RTC

cumprimentos

É provável que possas usar esse LCD... no entanto, suspeito que o tamanho da biblioteca para usar um deles te leve uma boa parte do espaco de código do Arduino. Eu ficaria-me por um LCD alfanumérico... mas são opcões. Aliás, o LCD nem sequer é uma prioridade no sistema de controlo e, como se não bastasse, gasta logo 6 pinos dos 14 (?) que tens disponíveis no Uno.

O DS1337 é um RTC...
O DS1624 é um sensor de temperatura... mas colocá-lo dentro do aquário vai ser dificil.

Chegaste realmente a ler a thread que postamos aqui? Tem lá literalmente tudo, bem como discussões acerca das opcões feitas. Existe algum motivo pelo qual não queres usar os componentes que ele usou?

Bom dia,

Sim li a thread, e fiquei a saber que afinal não pesco mesmo nada do arduino. :slight_smile:

Dai ter dito para irmos por partes, ou seja, com isto já consigo montar um sistema com relogio e controle de temperatura certo?

Em relação ao LCD, como o arranjei por 2€ nem me chatiei muito, digamos que vai servir para testar o arduino para já. :slight_smile:

Nesta primeira fase, vou "usar" o arduino fora de agua. Vi alguns tutorias e vídeos no tube e pah, já percebo de arduino, vocês manda-me ler uma thread, e eu fico :astonished: que é isto??????

Vamos controlar o aquario sem aquario por enquanto. :slight_smile:

cumprimentos

Ok...

Vamos por partes então:

Para controlar seja o que for, tens de medir a grandeza que vais controlar. Esse é o primeiro passo. Neste caso, vais controlar temperatura, logo precisas dum sensor de temperatura.
Tendo em conta que não pescas muito do Arduino (e vou assumir de electrónica), o sensor mais simples de usares é mesmo o que o colega da thread usou. O DS18B20. Primeiro porque é digital e isso simplifica imenso a montagem do circuito, não é muito caro e já existe código de sobra para o pôr a funcionar.
O que aconselhaste não é muito bom porque necessita de muitos mais fios para ser usado, bem como estar soldado numa placa. Dito isto, se queres mesmo usar um RTC (como o DS1337 ou 1307), irás usar um barramento I2C. O DS1624 é I2C, logo pouparias uns pinos... será algo a teres em conta, mas tens na mesma que resolver o problema de isolar o chip e a placa onde o soldares da água deixando o corpo do sensor descoberto para medir mais rapidamente.

Decidido isto, tens então de arranjar actuadores para aquecer e/ou arrefecer a temperatura da água. Eu não sei nada de aquários... o que é que é usado normalmente? A maneira mais simples é o uso dum relé ou relé de estado sólido para isso.

Que LCD tens afinal? Lembras-te que o LCD ocupa imensos pinos do Arduino... se for um LCD gráfico, vai-te levar um bom pedaco de memória para fazer algo... Por isso, não te preocupes com isso por agora.

obrigado pelo tempo dispensado. :slight_smile:

o lcd arranjei um da nds. com touch, aconselhas outro? tipo um 20x4 ou assim?

em relação ao controle das temps, tens razão, a culpa foi minha. :slight_smile: não especifiquei. apenas quero que informe a temperatura, e emita um aviso caso baixe ou suba da temperatura estipulada. não vou fazer a ligação aos aquecedores do aqua, pelo menos enquanto não pesco nada do assunto. :slight_smile:

vou tentar ainda hoje ir buscar o DS1624. :slight_smile:

cumprimentos

Sabes usar esse LCD? Eu não sei... que sabes de programacão para o colocar a trabalhar? O lcd é alimentado com 5V? 3,3V? Que potência consome?

Não vais controlar nada então... apenas monitorizar a temperatura.

Eu não respondo a mensagens pessoais a não ser que seja mesmo pessoal...

Boas amigo,

nesse caso dou o projecto como terminado.

perdi toda a vontade de continuar.

quando não se sabe, tenta-se saber, dai ter vindo a um fórum de arduino e não a um fórum de culinaria por exemplo.

cumprimentos e obrigado

Boas amigo,

quando não se sabe, tenta-se saber, dai ter vindo a um fórum de arduino e não a um fórum de culinaria por exemplo.

cumprimentos e obrigado

De facto nao pertences aqui.Se para tudo na tua vida desistes assim, entao é melhor mesmo ires brincar com carrinhos.

tenta-se saber, dai ter vindo a um fórum de arduino

Nao queres tambem que te va ai servir um cafe?
O que tentaste para "saber" senao ficares logo enjoado com a resposta ao que perguntaste ]:smiley:
Grande lata ...
Depois de 13 posts de ajuda é assim que inda agradeces ao tempo que o pessoal te dedicou!!!

Até nunca espero ...

hugo, não sei onde e que fui mal educado com alguém.

depois de ter lido um pouco sobre o assunto resolvi vir ca pedir ajuda, ao qual acabei por ver que afinal não pescava nada de arduino, tal como indiquei.

se eu quero aprender, quero.

mas para aprender, é necessário que alguém ensine.

mas tal como tu dizes ate nunca. Realmente é um fórum de entreajuda. :slight_smile:

LM 35 não presta para isto, ja utilizei mas como ja relatado aqui ele não é eletrônico e o cabo por ter alguns CM causa interferência....
o perfeito para esta função é o ds18b20 que inclusive se acha na internet ja encapsulado para utilização em líquido...

tucandroid:
Boas amigo,

cumprimentos e obrigado

Não sou moderador, mas fica aqui um aviso para todos.
Existe uma diferenca abismal entre comunicacões cara-a-cara e comunicacão escrita. Eu já disse que a próxima guerra mundial ia comecar pela internet e isto é mais um desses exemplos. Por isso não se passem da cabeca uns com os outros.

@tucandroid

Se pesquisares pelo fórum vais ver que eu já por várias vezes referi que não respondia a mensagens por PM. Os motivos pelo qual o faco são os seguintes:

• Isto é um fórum, não é o facebook. O objectivo disto é ajudar pessoas, mas também servir de documentacão para quem pesquisar. Se toda a gente falasse por PM, o objectivo do fórum era perdido.
  • Eu, apesar de poder parecer muito inteligente, não o sou. Existe mais gente aqui que pode dar contributos melhores que o meu. E como tal, deixares essas pessoas de fora da discussão é um erro que deves evitar.

Portanto, desculpa se pareci bruto, mas escrevi isto na minha pausa (dum dia com 16 horas de trabalho) e não estava para fazer grandes discursos.

Quanto a aprenderes e teres quem te ensine, tens de dividir para conquistar. Isto não é rocket science. Tens esquemas de como o colega meireles montou o sistema dele e também código que podes usar e adaptar para o teu sistema. Tendo em conta que isto não é uma sala de aula é difícil que alguém te talhe aqui um curso à medida para aprenderes algo sobre o Arduino. Mas isso não quer dizer que não estejamos disponíveis para responder a perguntas.

Queres medir a temperatura do aquário, certo?
Já tens o DS1624 contigo?

Se sim, tens aqui alguma info com código fonte.

bubulindo, cag@ nisso que também já fiz o mesmo. :slight_smile:

passei o dia de volta do animal, depois vou colocar aqui o que penso ser o esquema correcto a ver o que me dizem.

tal como disse, não pesco nada, então estou a "inventar" na coisa. :slight_smile:

cumprimentos

Eu diria que 90 e muitos % do fórum não percebe nada disto... Mas isso não é motivo para desistir.
Comeca primeiro por medir a temperatura e enviar isso para o computador.

Quando terminares isso, pensas no resto.

boas amigos,

então e assim, visto ainda não ter todo o material comigo, segue um exemplo para verem se a logica é esta, ou se continuo sem perceber nada da coisa. :slight_smile:

no esquema usei o lm35 pois era o que tinha no programa.

quero apenas que verifiquem pf se a logica é esta, e principalmente no buzzer led, pois não sei se assim da para ligar em simultâneo apenas num pin.