Dicas de solda

Pessoal, que técnicas voces usam para fazer uma boa solda? Na falta de coisa melhor e da pressa eu tenho usado a pasta da Best, mas a embalagem diz para não usar em eletronica. Apesar disso a solda tem saido perfeita, pequena e brilhante. Depois de acabado o processod e soldagem eu limo a placa com alcool para tirar os residuos de pasta. Tem alguma coisa melhor para ajudar na soldagem? E a finalização? Algum verniz ou outra proteção? []s

Se não me engano, a recomendação de não usar pasta é explicada pelo aumento da temperatura atingida na soldagem, e pelos resíduos de pasta que se misturam à solda.

Só limpo a placa com palha de aço, álcool isopropílico (isopropanol), e aplico uma mistura de breu (vendido em lojas para marcenaria, mat. de construção) com isopropanol ou thinner. Depois que o breu seca bem, você pode soldar quando quiser, pois o cobre está protegido de oxidação pelo breu. Pode até colocar os dedos sobre o cobre, porque o breu protege o cobre da gordura e impurezas da mão.

Depois você limpa tudo com isopropanol, pra tirar o breu, e aplica um verniz (automotivo ou específico para placas) para evitar oxidação. Se quiser deixar só no breu, pode, mas a placa fica opaca, sem brilho.

Legal essa dica do breu! :) Vou tentar.

Olha só a resposta que me mandaram:

Para protejer minhas placas utilizo verniz acrílico (da acrilex) diluído em álcool isopropílico, um potinho de 60 ml dura por anos pois é muito denso, 2 gotas diluídas deve dar para envernizar uma área maior que 20x20 cm. Eu aplico o "verniz" logo após a corrosão e limpeza da placa (antes mesmo da soldagem), o verniz não atrapalha na hora de soldar, pelo contrário, parece ajudar, e não uso nenhum outro produto para facilitar a soldagem.

E como fluxo deram a dica de usar um chamado No-Clean.