Sou iniciante com Arduino e estou elaborando um projeto, no qual irei utilizar 2 servos modelo HX5010 (Hextronik HX5010 Servo Specifications and Reviews). Para desenvolvimento do código, estou utilizando uma fonte "meia boca" + USB para alimentar o Arduino + 1 servo. Até aí blz, dá pra desenvolver, apesar de que quando faço movimentos rápidos com o servo, o Arduino é reiniciado (creio que por causa da corrente insuficiente da fonte). Agora, irei precisar trabalhar com ambos os servos e ambos trabalharão com uma carga considerável alta, tendendo a elevar o consumo.
Como os servos trabalham com 4.7 V (não sei exatamente o consumo), gostaria de saber se com uma única fonte de 5V e 2.5A será capaz de alimentar ambos os servos com uma certa carga + Arduino.
5V é suficiente para alimentar o Arduino com eficiência?
Seria interessante colocar um capacitor na saída de 5V do Arduino + um delay de uns 20ms no loop para evitar esse reiniciamento do Arduino, ou com uma fonte que supra os servos isso passaria a ser besteira?
O site n diz o consumo do motor.Vc pode medir com um multimetro .Atente para o valor maximo de corrente que o multimetro pode medir,senao vc queima o aparelho.
tomasi:
O site n diz o consumo do motor.Vc pode medir com um multimetro .Atente para o valor maximo de corrente que o multimetro pode medir,senao vc queima o aparelho.
Olá tomasi,
eu esquematizei um multímetro pra hoje à noite, vou realizar essas medidas sim.
Quanto à tensão do Arduino, recomenda-se usar uma tensão entre 7-12 V, será que dá algum problema caso eu utilize 5?
Eu tenho dois servo destes, eu acho, este é engrenagem metalica? O meu é!
E alimento o Arduino com uma fonte externa de 9 Vdc por 1,5 Amperes
Sem problemas!
Kotch:
AAAAaaaaaaaaaa!
Voce vai "alimentar" direto os servos, bele!
Acho que estes servos não consomen mais do que uns 80 mA!