Sou iniciante com Arduino e estou elaborando um projeto, no qual irei utilizar 2 servos modelo HX5010 (Hextronik HX5010 Servo Specifications and Reviews). Para desenvolvimento do código, estou utilizando uma fonte "meia boca" + USB para alimentar o Arduino + 1 servo. Até aí blz, dá pra desenvolver, apesar de que quando faço movimentos rápidos com o servo, o Arduino é reiniciado (creio que por causa da corrente insuficiente da fonte). Agora, irei precisar trabalhar com ambos os servos e ambos trabalharão com uma carga considerável alta, tendendo a elevar o consumo.
Como os servos trabalham com 4.7 V (não sei exatamente o consumo), gostaria de saber se com uma única fonte de 5V e 2.5A será capaz de alimentar ambos os servos com uma certa carga + Arduino.
5V é suficiente para alimentar o Arduino com eficiência?
Seria interessante colocar um capacitor na saída de 5V do Arduino + um delay de uns 20ms no loop para evitar esse reiniciamento do Arduino, ou com uma fonte que supra os servos isso passaria a ser besteira?
O site n diz o consumo do motor.Vc pode medir com um multimetro .Atente para o valor maximo de corrente que o multimetro pode medir,senao vc queima o aparelho.
tomasi:
O site n diz o consumo do motor.Vc pode medir com um multimetro .Atente para o valor maximo de corrente que o multimetro pode medir,senao vc queima o aparelho.
Olá tomasi,
eu esquematizei um multímetro pra hoje à noite, vou realizar essas medidas sim.
Quanto à tensão do Arduino, recomenda-se usar uma tensão entre 7-12 V, será que dá algum problema caso eu utilize 5?
Eu tenho dois servo destes, eu acho, este é engrenagem metalica? O meu é!
E alimento o Arduino com uma fonte externa de 9 Vdc por 1,5 Amperes
Sem problemas!
Kotch:
AAAAaaaaaaaaaa!
Voce vai "alimentar" direto os servos, bele!
Acho que estes servos não consomen mais do que uns 80 mA!
Karaca, será que é só isso mesmo? Pois conectado na USB (500mA) não deu conta de tocar 1 servo, o Arduino fica reiniciando toda hora... mas legal, se você já experimentou na prática, vai ficar tetinha pra fonte tocar os 2 servos. Até pq esse projeto vai exigir bastante torque dos servos.
Mas acho melhor voce alimentar a paca do Arduino com a TENSÃO DA FONTE EXTERNA
e não os servos com a TENSÃO DA FONTE EXTERNA pois nesta situação acho que tem que colocar drivers pros servos!
Kotch:
Mais...
CUIDADO pode queimar a USB do seu computador!
Ahh sim, na verdade eu só usei a USB pra desenvolver, mas quando vi que deu problema, eu coloquei uma outra fontezinha "meia boca" la que eu tinha, só pra dar um help pra USB e assim rolou. Mas quando vc movimenta o servo rapidamente, acho q dá um pico de corrente e o Arduino ainda com essa fonte meia boca é reiniciado, por isso quero botar essa de 2000mA.
Eu quero manter toda a alimentação pela fonte, não vou arriscar a foder com minha USB!
Tradução da nota de rodapé (usei o google como tradutor)
Uma nota final. O Regulador Arduino é on-board e pode realmente lidar com até 20V ou mais, para que você possa realmente usar um adaptador que forneça 20V DC. As razões que você não querer fazer isso são duas: você vai perder a maior parte da tensão em calor, que é terrivelmente ineficiente. Em segundo lugar, o pino 9V na placa Arduino vai ser realmente colocar para fora 20V ou menos, o que poderia levar a um desastre em potencial quando você conectar algo caro pensando em usar o pino de 9V. Nosso conselho é para usar um adaptador 9V ou 12V DC.
Bom, sempre tive dúvida quanto a essa nota, pois talvez esse pino de 9V seja o VCC do arduino, não posso afirmar pois não tenho um (arduino) em mãos agora.