Comprei meu arduino faz poucos dias, embora tenha aprendido todos os exemplos basicos dele. Eu queria partir pra controle de corrente 110v ou 220v (usando reles), procurei muito na internet e achei varios esquemas de como montar varias PCI's porem eu nao entendo nada de eletronica.
A minha duvida é, eu poderia criar a placa (imagem 2) com os esquemas da imagem 1 ???
Bom é o seguinte o circuito e totalmente possível de fazer em um PCB
no entanto você vai precisar de um software chamado Ares, que faz parte da familia do proteus ou até mesmo o eagle
o esquema que você postou é o da placa em questão??? depois vem o processo de corrosão da placa
Os transistores normalmente uso o BC548 no seu caso será o (BC557 por ser PNP) confirme com o datasheet
daí você poder usar este esquema tranqüilamente
Entao cara, eu entrei nesse link e li tudo porem eu estendi que os pinos:
Arduino_OUT = A saida da sua placa.
Arduino_GND= Ligue ao terra do arduino.
RELAY_V+ = Deve ser ligado a uma fonte que suporte a voltagem do seu relé (12v por exemplo).
RELAY_GND= Ligado ao terra da fonte do seu relé.
E como fica os pinos "P", "A0" e "A1" ?? Q q eu conecto nele ? Alguem pode me ajudar ?
bom, dá como utilizar um driver de corrente tipo ULN2003 que facilita a vida na hora de utilizar reles, ele tem 7 saídas é bem prático e já possui diodos de proteção.
Mais o circuito e simples... esse 12v do rele, e se o mesmo for de 12v, mais caso seja de 5 você usara a alimentação do próprio arduino...
Opa, achei interessante o modelo do amigo de cima. Porem eu estou interessado neste modelo...
O rapaz explicou que:
Arduino_OUT = A saida da sua placa.
Arduino_GND= Ligue ao terra do arduino.
RELAY_V+ = Deve ser ligado a uma fonte que suporte a voltagem do seu relé (12v por exemplo).
RELAY_GND= Ligado ao terra da fonte do seu relé.
Porem os pinos "P", "A0" e "A1" nao foram citados, alguem sabe o que eu faço com esses 3 pinos ?
Lembrando que eu nao entendo quase nada de eletronica...
esses pinos são exatamente os contatos das chave na qual o controle é feito através do arduino, isto é, P é o pino comum A0 é o normalmente aberto e A1 é o normalmente fechado.
Exemplo, vc liga em P 110V, em A0 vc liga a tomada de um liquidificador e em A1 vc liga a tomada de outro torradeira, quando vc alimentar seu sistema A1 normalmente fechado vai alimentar a torradeira, se enviar um sinal do arduino HIGH irá habiltar A0 e desabilitar A1, ligando o liquidificador e assim por diante!
Radames:
esses pinos são exatamente os contatos das chave na qual o controle é feito através do arduino, isto é, P é o pino comum A0 é o normalmente aberto e A1 é o normalmente fechado.
Exemplo, vc liga em P 110V, em A0 vc liga a tomada de um liquidificador e em A1 vc liga a tomada de outro torradeira, quando vc alimentar seu sistema A1 normalmente fechado vai alimentar a torradeira, se enviar um sinal do arduino HIGH irá habiltar A0 e desabilitar A1, ligando o liquidificador e assim por diante!
até
Entendi, tu sabe me dizer como eu colocaria um LED indicando que o rele esta sendo ativado ? Teria que colocar algum resistor junto, qual ?
Comprei meu arduino faz poucos dias, embora tenha aprendido todos os exemplos basicos dele. Eu queria partir pra controle de corrente 110v ou 220v (usando reles), procurei muito na internet e achei varios esquemas de como montar varias PCI's porem eu nao entendo nada de eletronica.
A minha duvida é, eu poderia criar a placa (imagem 2) com os esquemas da imagem 1 ???
Voces por acaso tem algum tutorial de criaçao destas placas ?
Fico no aguardo
Valeu galera
Olá pessoal, hoje eu montei o projeto na minha protoboard e deu certo, vo postar as fotos de como ficou:
Arduino + Protoboard
Sinal (pino 13) desativado
Sinal (pino 13) ativado
**Obs:**O projeto se encontra sem o resistor, pois o arduino nao está ligado a uma fonte de alimentaçao e nao tem corrente suficiente para ativar o rele. Não recomendo fazer isso, pois pode danificar a placa.