[Duvida] Arduino + rele

Boa noite Galera

Comprei meu arduino faz poucos dias, embora tenha aprendido todos os exemplos basicos dele. Eu queria partir pra controle de corrente 110v ou 220v (usando reles), procurei muito na internet e achei varios esquemas de como montar varias PCI's porem eu nao entendo nada de eletronica.

A minha duvida é, eu poderia criar a placa (imagem 2) com os esquemas da imagem 1 ???

IMAGEM 1 ( http://arduino-direct.com/sunshop/images/products/large_155_4-Relays-6-800.jpg )
IMAGEM 2 ( http://arduino-direct.com/docs/4-relay-shield-diagram.jpg )

Voces por acaso tem algum tutorial de criaçao destas placas ?

Fico no aguardo
Valeu galera

olá amigo...

Bom é o seguinte o circuito e totalmente possível de fazer em um PCB

no entanto você vai precisar de um software chamado Ares, que faz parte da familia do proteus ou até mesmo o eagle
o esquema que você postou é o da placa em questão??? depois vem o processo de corrosão da placa

Os transistores normalmente uso o BC548 no seu caso será o (BC557 por ser PNP) confirme com o datasheet
daí você poder usar este esquema tranqüilamente

olha aê outra ajuda

EdY++:
olha aê outra ajuda

Br Arduino: Tutorial 001 - Relés no Arduino

Entao cara, eu entrei nesse link e li tudo porem eu estendi que os pinos:

Arduino_OUT = A saida da sua placa.
Arduino_GND= Ligue ao terra do arduino.
RELAY_V+ = Deve ser ligado a uma fonte que suporte a voltagem do seu relé (12v por exemplo).
RELAY_GND= Ligado ao terra da fonte do seu relé.

E como fica os pinos "P", "A0" e "A1" ?? Q q eu conecto nele ? Alguem pode me ajudar ?

Vlwww

bom, dá como utilizar um driver de corrente tipo ULN2003 que facilita a vida na hora de utilizar reles, ele tem 7 saídas é bem prático e já possui diodos de proteção.

olá amigo...

pode utilizar o ULN2003 que o amigo falou...

Mais o circuito e simples... esse 12v do rele, e se o mesmo for de 12v, mais caso seja de 5 você usara a alimentação do próprio arduino...

EdY++:
olá amigo...

pode utilizar o ULN2003 que o amigo falou...

Mais o circuito e simples... esse 12v do rele, e se o mesmo for de 12v, mais caso seja de 5 você usara a alimentação do próprio arduino...

Opa, achei interessante o modelo do amigo de cima. Porem eu estou interessado neste modelo...

O rapaz explicou que:
Arduino_OUT = A saida da sua placa.
Arduino_GND= Ligue ao terra do arduino.
RELAY_V+ = Deve ser ligado a uma fonte que suporte a voltagem do seu relé (12v por exemplo).
RELAY_GND= Ligado ao terra da fonte do seu relé.

Porem os pinos "P", "A0" e "A1" nao foram citados, alguem sabe o que eu faço com esses 3 pinos ?

Lembrando que eu nao entendo quase nada de eletronica...

Fonte da imagem: Br Arduino: Tutorial 001 - Relés no Arduino

esses pinos são exatamente os contatos das chave na qual o controle é feito através do arduino, isto é, P é o pino comum A0 é o normalmente aberto e A1 é o normalmente fechado.
Exemplo, vc liga em P 110V, em A0 vc liga a tomada de um liquidificador e em A1 vc liga a tomada de outro torradeira, quando vc alimentar seu sistema A1 normalmente fechado vai alimentar a torradeira, se enviar um sinal do arduino HIGH irá habiltar A0 e desabilitar A1, ligando o liquidificador e assim por diante!

até

Radames:
esses pinos são exatamente os contatos das chave na qual o controle é feito através do arduino, isto é, P é o pino comum A0 é o normalmente aberto e A1 é o normalmente fechado.
Exemplo, vc liga em P 110V, em A0 vc liga a tomada de um liquidificador e em A1 vc liga a tomada de outro torradeira, quando vc alimentar seu sistema A1 normalmente fechado vai alimentar a torradeira, se enviar um sinal do arduino HIGH irá habiltar A0 e desabilitar A1, ligando o liquidificador e assim por diante!

até

Entendi, tu sabe me dizer como eu colocaria um LED indicando que o rele esta sendo ativado ? Teria que colocar algum resistor junto, qual ?

crystor:
Boa noite Galera

Comprei meu arduino faz poucos dias, embora tenha aprendido todos os exemplos basicos dele. Eu queria partir pra controle de corrente 110v ou 220v (usando reles), procurei muito na internet e achei varios esquemas de como montar varias PCI's porem eu nao entendo nada de eletronica.

A minha duvida é, eu poderia criar a placa (imagem 2) com os esquemas da imagem 1 ???

IMAGEM 1 ( http://arduino-direct.com/sunshop/images/products/large_155_4-Relays-6-800.jpg )
IMAGEM 2 ( http://arduino-direct.com/docs/4-relay-shield-diagram.jpg )

Voces por acaso tem algum tutorial de criaçao destas placas ?

Fico no aguardo
Valeu galera

Olá pessoal, hoje eu montei o projeto na minha protoboard e deu certo, vo postar as fotos de como ficou:

Arduino + Protoboard

Sinal (pino 13) desativado

Sinal (pino 13) ativado

**Obs:**O projeto se encontra sem o resistor, pois o arduino nao está ligado a uma fonte de alimentaçao e nao tem corrente suficiente para ativar o rele. Não recomendo fazer isso, pois pode danificar a placa.

Fonte: