Duvida, bootloader pode ser regravado? E duvida sobre relés.

Olá gente, tenho uma duvida, depois do bootloader estar gravado, tem como eu gravar outro bootloader, mais novo, em cima? E os meus projetos, posso sempre ficar regravando eles em cima um do outro, apaga um antigo e bota um novo?
E uma duvida sobre relés. Para fazer um motor de 12v funcionar e conseguir faze-lo girar para ambos os lados. Olhem o esquema:

Aquela flechinha, presumo que todos já saibam, mas bem, é um diodo OK? hahaha Pois bem, a minha duvida é, o relé é de 5v então teoricamente é pra ligar só com o sinal High da porta digial certo? Mas quando ele é desligado, tem aquela tal de corrente reversa criada pelo eletroímã, bem, esse meu esquema vai funcionar e deixar ao mesmo tempo o circuito seguro?
Obrigado :slight_smile:

Se colocares o esquema vai ser mais fácil de te ajudar...

Sim, é possível re-gravar novos bootloaders e até desistir de usar o bootloader se quiseres.

Controlar motores com relés não é muito elegante e dependendo se vais comprar o relé ou não, pode sair mais caro que utilizar um chip de potência dedicado que pode controlar a velocidade do motor (ao contrário do relé). O díodo serve para travar a corrente reversa normalmente... mas só depois de ver o esquema é que podemos dizer se realmente está bem feito ou não.

Mas eu botei o esquema, não consegues ver?
Esse é o link direto da imagem: http://s4.postimage.org/945iwwpox/001.png
E eu “Attachiei” a foto. :slight_smile:

001.tif (726 KB)

Cesar_BRX:
Mas eu botei o esquema, não consegues ver?
Esse é o link direto da imagem: http://s4.postimage.org/945iwwpox/001.png
E eu "Attachiei" a foto. :slight_smile:

Consegues ver no teu computador algum esquema no primeiro post? Se sim, é o meu computador que não está muito bom.

O esquema parece-me correcto. Normalmente os díodos colocam-se em paralelo com a bobina de forma a ficarem contrapolarizados pelo microcontrolador.

é melhor ligar os relés com um transistor em uma fonte vcc de 5v, ou umas pilhas ...
Pois o relé consome uma corrente considerável.