Dúvida como progredir em projeto

Boa tarde pessoal, eu sou iniciante com o Arduino e estou fazendo um projeto, onde a ideia é a seguinte:

Uma balança com um display, onde eu consigo cadastrar uma nova receita (de bolo por exemplo), e o display mostraria uma mensagem como: pese 200g de farinha de trigo. Então quando eu colocar os 200g de farinha de trigo, eu apertaria um botão e mostraria o próximo item da receita, fazendo isso até a receita estar completa.
Todos os pesos que foram registrados seriam salvos e enviados pra uma planilha do Excel no final do processo.

Atualmente eu estou trabalhando com um Arduino UNO, utilizando o módulo HX711, utilizei o seguinte tutorial e consegui os registros de peso pegando em tempo real
https://blog.eletrogate.com/balanca-digital-com-arduino-aprenda-a-usar-a-celula-de-carga/

Agora a minha dúvida é como progredir? Eu consigo fazer a programação necessária apenas na IDE do Arduino? Ou eu envio esses dados para algum lugar e faço um programa para tratar os dados? Ou até o uso de algum software como o ScadaBR seria útil ou nem precisa?
Agradeço muito desde já!

Acho que o Arduino não terá memória para armazenar receitas, logo terias de ligar a um sistema com mais memória e fazer download dos passos. Mesmo assim, devido ao texto para apresentar ao utilizador, o Arduino não é o melhor sistema para fazer algo assim.

Talvez um microcontrolador com mais memória? Uma raspberry pi?

Tudo vai depender da complexidade.
Quantas receitas pretende armazenar? Os ingredientes serão sempre os mesmos?
É possível fazer usando um Arduino Uno.
Recomendo procurar mais sobre array, vai precisar de um para armazenar os nomes dos ingredientes, um para armazenar as quantidades.
Pode fazer de forma no começo a pessoa entrar com os valores para toda a lista, por exemplo, aparece farinha no display e a pessoa aperta um botão para aumentar ou diminuir o valor e quando deixar zero isso indica que não vai o ingrediente.
Pode converter o peso da água para volume para facilitar.
Enfim, é viável mas vai dar trabalho.

Olá pessoal, me desculpem se infringir alguma regra do fórum, é a minha primeira vez por aqui.

Estou usando um mpu6050 para medir giro, gostaria de saber se tem como zerar o valor do sensor sem ter que desligar o arduino. No meu exemplo, estou usando duas bibliotecas: MPU6050_tockn e Wire. Coloquei um sensor ultrassônico, um led e o MPU6050.

Toda vez que o sensor dedectar algo a menos de 6cm, o led fica acende e fica aceso até que o giroscópio gire 90º. só que no momento que ele atinge 90º, eu preciso que ele zere o sensor, para começar a medir novamente do zero.

Não consigo resetar o mpu, não sei se fui claro.

#include <MPU6050_tockn.h>
#include <Wire.h>
#define pinLed 12
#define MPU6050_ADDR 0x69
#define DEBUG

float anguloX;
float anguloY;
float anguloZ;
float var = 0;
int distancia = 0;
unsigned long controleTempo;

void readUltrasonicDistance() {}

MPU6050 mpu6050(Wire);

void setup() {
Serial.begin(9600);
Wire.begin();
mpu6050.begin();
mpu6050.calcGyroOffsets(true);
pinMode(pinLed, OUTPUT);
//SINAL DE CALIBRAGEM CONCLUÍDA
digitalWrite(pinLed, HIGH);
delay(500);
digitalWrite(pinLed, LOW);

#ifdef DEBUG
Serial.println("Fim Setup");
#endif
}

void loop() {
mpu6050.update();
anguloZ =(mpu6050.getAngleZ());
Serial.print(" Angulo Z: ");
Serial.print( anguloZ);
Serial.print(" | Var: ");
Serial.println( var);
distancia = 0.01723 * readUltrasonicDistance(7, 6);
if (distancia < 6) {
var = anguloZ;
while (anguloZ -var <=90) {
mpu6050.update();
anguloZ = (mpu6050.getAngleZ());
if (millis() - controleTempo >= 100) {
Serial.print(" Angulo Z: ");
Serial.print( anguloZ);
Serial.print(" | Var: ");
Serial.println( var);
controleTempo = millis();
}
digitalWrite(pinLed, HIGH);
}

}
else
{
digitalWrite(pinLed, LOW);
}
}

long readUltrasonicDistance(int triggerPin, int echoPin)
{
pinMode(triggerPin, OUTPUT);
digitalWrite(triggerPin, LOW);
delayMicroseconds(2);
digitalWrite(triggerPin, HIGH);
delayMicroseconds(10);
digitalWrite(triggerPin, LOW);
pinMode(echoPin, INPUT);
return pulseIn(echoPin, HIGH);
}

O que é que este post tem a ver com este problema?

This topic was automatically closed 120 days after the last reply. New replies are no longer allowed.