duvida de iniciante - alimentação

Amigos, gostaria de algumas ajudas.

Sou bem iniciante e estou começando a me familiarizar com o arduino agora. Tenho um conhecimento básico de programação e eletrônica, e já estou conseguindo fazer coisas básicas, mas ainda estou com algumas dúvidas:

• Comprei um Arduino Uno, fiz uma pequena programação com um botão e acionando um relê. Se por acaso o Arduino for desconectado (ou seja ficar sem alimentação) ele perde a programação? Ai eu tenho que carregar o programa novamente? Posso ligar uma bateria a ele para garantir o suprimento de energia? Onde ligaria isso?

• A entrada de força através do plugue, pelo que vejo vendendo na net são normalmente fontes de 9V, mas o Arduino não trabalha com 5V? Até que tensão posso ligar na entrada de força dele? Tenho uma velha fonte de ATX de computador, ela fornece 5V ou 12V, mas com 10a isso é um problema, posso usa-la?

-O arduino, vem com as entradas e saídas com um “plugue” ( não sei bem como chama aquilo) que fica fácil encaixar os fios para fazer os protótipos, mas se quiser fazer algo definitivo, o que vocês me aconselham? Tirar esse “plugue” e soldar os fios direto na placa?

silverbullet:

• Comprei um Arduino Uno, fiz uma pequena programação com um botão e acionando um relê. Se por acaso o Arduino for desconectado (ou seja ficar sem alimentação) ele perde a programação? Ai eu tenho que carregar o programa novamente? Posso ligar uma bateria a ele para garantir o suprimento de energia? Onde ligaria isso?

Não precisa programar novamente pois o programa é salvo em uma memória EEPROM que não é volátil. Pode ligar em uma bateria desde que a voltagem seja >= 6 volts e <= 12v. Você pode ligar no conector de adaptador do arduino ou nos pinos VIN/GND.

silverbullet: