duvida de iniciante - alimentação

Amigos, gostaria de algumas ajudas.

Sou bem iniciante e estou começando a me familiarizar com o arduino agora. Tenho um conhecimento básico de programação e eletrônica, e já estou conseguindo fazer coisas básicas, mas ainda estou com algumas dúvidas:

• Comprei um Arduino Uno, fiz uma pequena programação com um botão e acionando um relê. Se por acaso o Arduino for desconectado (ou seja ficar sem alimentação) ele perde a programação? Ai eu tenho que carregar o programa novamente? Posso ligar uma bateria a ele para garantir o suprimento de energia? Onde ligaria isso?

• A entrada de força através do plugue, pelo que vejo vendendo na net são normalmente fontes de 9V, mas o Arduino não trabalha com 5V? Até que tensão posso ligar na entrada de força dele? Tenho uma velha fonte de ATX de computador, ela fornece 5V ou 12V, mas com 10a isso é um problema, posso usa-la?

-O arduino, vem com as entradas e saídas com um “plugue” ( não sei bem como chama aquilo) que fica fácil encaixar os fios para fazer os protótipos, mas se quiser fazer algo definitivo, o que vocês me aconselham? Tirar esse “plugue” e soldar os fios direto na placa?

silverbullet:

• Comprei um Arduino Uno, fiz uma pequena programação com um botão e acionando um relê. Se por acaso o Arduino for desconectado (ou seja ficar sem alimentação) ele perde a programação? Ai eu tenho que carregar o programa novamente? Posso ligar uma bateria a ele para garantir o suprimento de energia? Onde ligaria isso?

Não precisa programar novamente pois o programa é salvo em uma memória EEPROM que não é volátil. Pode ligar em uma bateria desde que a voltagem seja >= 6 volts e <= 12v. Você pode ligar no conector de adaptador do arduino ou nos pinos VIN/GND.

silverbullet:

• A entrada de força através do plugue, pelo que vejo vendendo na net são normalmente fontes de 9V, mas o Arduino não trabalha com 5V? Até que tensão posso ligar na entrada de força dele? Tenho uma velha fonte de ATX de computador, ela fornece 5V ou 12V, mas com 10a isso é um problema, posso usa-la?

Ele tem um regulador de voltagem, ou seja, você pode ligar um adaptador de 9V sem problemas. Na documentação ele não recomenda ligar >12v no plugue porque o regulador não aguenta e pode queimar. Quanto a fonte de PC, sim, vai funcionar normalmente. Se atente que se você usar 5V, pode ligar direto no pino 5V do arduino(você não precisa do regulador de voltagem do arduino pois a fonte já tem entrega 5V regulado). Se usar 12V aí pode ligar no VIN.

silverbullet:
-O arduino, vem com as entradas e saídas com um “plugue” ( não sei bem como chama aquilo) que fica fácil encaixar os fios para fazer os protótipos, mas se quiser fazer algo definitivo, o que vocês me aconselham? Tirar esse “plugue” e soldar os fios direto na placa?

Aqui você tem diversas opções. Vou te dar duas:

1. Comprar um protoshield(é um shield com espaço de soldagem)
  2. Você pode montar seu próprio arduino. Tem diversos posts sobre isso, achei um em português para vc: http://bebop.cc/blog/2011/07/05/como-montar-um-arduino-standalone/

Se você for de SP capital, todo sábado no Garoa Hacker Clube tem o arduino 100 noção: http://garoa.net.br/wiki/Workshop_“Arduino_100_Noção”, é gratuito e ensina exatamente como montar o seu arduino sem precisar do “arduino” ;).

s

Wagner Sartori Junior

Wagner, muito obrigado pelas respostas, mas ainda fiquei com uma dúvida: se o orduino ficar sem alimentação nenhuma ele não perde a programação então?

engraçado, por que carreguei o blink ai desliguei do micro, e depois de um tempo não funcionou mais quando liguei novamente.

se for ligar uma bateria 9V ligo no vn e gnd então.....

Estou procurando algum curso/ workshop de aurduino... você sabe me recomendar alguma coisa aqui em são paulo? ou alguém que de "aulas"?

silverbullet:
Wagner, muito obrigado pelas respostas, mas ainda fiquei com uma dúvida: se o orduino ficar sem alimentação nenhuma ele não perde a programação então?

Com certeza absoluta, não perde.

silverbullet:
se for ligar uma bateria 9V ligo no vn e gnd então…

Exatamente. VIN e GND ou você pode ligar no plugue de conectar adaptador(o centro é positivo).

silverbullet:
Estou procurando algum curso/ workshop de aurduino… você sabe me recomendar alguma coisa aqui em são paulo? ou alguém que de “aulas”?

Eu recomendo você aparecer lá no garoa na quinta-feira, que é a noite do arduino ou se inscrever no arduino 100 noção.

Obrigado Wagner cheguei em casa agora e realmente a programação na apaga... :roll_eyes:

vou ver se amanhã consigo ir lá no ccd, conhecer o pessoal. Obrigado pelas dicas....