Bom dia senhores e senhoritas.
Estou elaborando um projeto de Automação Residencial, um sonho desde do primeiro curso técnico, e neste ano estou tendo a maravilhosa oportunidade de dar inicio à ele.
Minha duvida é o seguinte:
Há dois modos deu fazer este projeto, pelo jeito mais caro e fácil e pelo jeito mais barato e difícil.
O modo mais caro e fácil seria:
Utilizar 4 Arduinos UNOS:
1° Arduino - Dedicado Somente à Controle da iluminação de led's RGB, e com sensor de som(batidas).
2° Arduino - Controle das lampadas (dimmer), velocidade do ventilador de teto, aquecedor, sensores temperatura,magnético (para ver se a porta ou janela estão abertas),presença e luminosidade
3° Arduino - Controle Persiana (Abaixa/Sobe), Controle das Tomadas(10 ao total), Sensor Corrente e tensão(Ambos TRUE RMS) -- ou seja, +- cada 5ms, verificava quanto é a corrente de pico e tensão de pico e fazia o calculo da potência, ou pegava, 120 amostras mais ou menos de ambas e tirava uma média.
4° Arduino - RTC,Comunicação Xbee com os outros comodos,Display LCD, Emissor e Receptor Infravermelho(para ligar aparelhos e cadastrar novos códigos),Botão Analógico(5 botões com funções diferentes para configuração), Easy VR para comandos de voz, RFID para ter acesso ao comodo.
Lembrando que os 4 teriam comunicação entre eles, porém ainda não sei de que modo, se Xbee(caro demais) ou simplesmente um RF. Porém o 4° Obrigatoriamente teria um Xbee para se comunicar com os outros comodos.
Método mais barato e difícil e uma duvida:
Simplesmente utilizar um Arduino Due para fazer a execução e leitura e um Arduino UNO para fazer a configuração(via display/botão ou comando voz),se comunicar com outros comodos da casa via Xbee e controle do RFID.
Porém minhas duvidas são as seguinte:
1ª O Arduino DUE consegue processar facilmente estas operações:
Controle LED RGB(loop) com batidas do som;
Controle Dimmer/Velocidade e leitura sensor corrente(a cada passada da senóide no ponto zero da senóide, ou seja, a cada 8ms);
Leitura de todos os outros sensores(a cada 10s ou menos, ainda vou pensar);
Controle da Persiana via motor de passo(loop ou até mesmo por uma interrupção);
Controle das tomadas;
2ª É possivel fazer uma comunição entre o Arduino Uno e o DUE? Penso em dois metodos, porém posso estar enganado. Via TX e RX(9600) ou via I²C que já não funcionaria pela questão do DUE trabalhar à uma frequência alta.