Duvida em como ligar uma lâmpada 110V via arduino

Olá pessoal, sou novato por aqui e me ocorreu uma dúvida. Estou montando um projeto de automação residencial, onde inicialmente quero controlar todas as lâmpadas da minha residência através de uma central única. A minha dúvida é se eu posso habilitar um rele com um sinal do arduino e deixar ele em nível alto por um tempo bem grande como um período ineiro ou é melhor montar um circuito onde eu mande apenas um pulso de ligar e outro de desligar? Vlw pela ajuda

Ricardo SP

Aqui tens varias coisas em que pensar.

Hoje em dia existem reles de estado solido que conseguem fazer esse interface entre os 5V do Arduino e os 110 da rede. Criar um encravamento com esse tipo de reles nunca vi.

Podes tambem usar os reles normais (se nao houver alta frequencia de ligar e desligar. Para esses o meu conselho seria usares um foto acoplador entre o rele e o Arduino para o proteger.

Quanto ao manter a corrente a passar pelo pino durante um dia todo.... uma coisa que interfere na longevidade do Arduino sera quao bem as correntes estao calculadas. Duvido que tenha algum problema em estar ligado o dia todo se a corrente que activara o optoacoplador ou rele de estado solido estejam bem abaixo dos limites fisicos do chip.

Por outro lado, se colocares um circuito de encravamento (com pulso para ligar/desligar) sera melhor ligares tambem um feedback para saberes se esse circuito esta ligado ou nao.