eu posso usar este transmissor Recommendations For You - DealeXtreme
ligar ele diretamente neste gps GM4608H Low Brushless Gimbal Motor for DSLR Camera Nex6 / Nex7 - Black - Free shipping - DealExtreme via serial (apenas pra receber os dados) ou SPI
e usar este receptor MX-FU1 315MHz Wireless Transmitter Module Superregeneration for Arduino - Free shipping - DealExtreme em um Arduino pra receber os dados e gravar e exibir no lcd ja vi que tem muitos souse code na net e explicação de como funcionar.
não entendo nada de programação mais ha obstaculizas senão ligava tudo via 2.4 GHZ
caso não seja possível ligar diretamente tenho que usar um conversor so que a ideia e que não fique pesado (mais que 12gramas no máximo).
a ideia que tenho ta certa ?
Pelo o que entendi desses módulos, eles não podem se comunicar diretamente entre si. Você pode acoplar os dois em um Arduino, e este se comunica com outro Arduino com o receptor.
Existem várias opções de Arduino, dá uma verificada nos ná página Products. Tem alguns pequenos, que funcionam apenas com uma bateria. Mas no seu caso, que quer manter o mais leve possível, talvez utilizar apenas um CI ATMega328 (ou ATMega168) seja melhor. Mas tudo ficar abaixo de 12 g, acho difícil... cada um desses módulos deve pesar mais do que isso.
Como o Legend falou, acredito que não seja fácil fazer com que o GPS se comunique diretamente com o transmissor, penso ser necessário uma interface entre eles, eu usaria um atmega328 ou um attiny (arduino minimalist) ou um arduino nano para receber os dados do GPS e transmitir via RF.
Sobre o peso, no dx fala que o GPS possui 12g, não sei se com ou sem embalagem, mas parece-me que ficará um pouco mais pesado que desejas.
Não seria possível transmitir apenas os dados de saída do gps?
Eu tenho algumas suposições, mas é melhor alguém que saiba como a coisa para te ajudar!
Você esta esperando essas definições para comprar os componentes?
Você já sabe como esses componentes funcionam? Já viu exemplo de código? Pelo o que vi, o módulo transmissor só precisa de alimentação e o sinal, mas e o GPS, ele envia o sinal continuamente? Ele tem 4 pinos, sendo 2 de alimentação, qual a funcionalidade dos outros 2, entrada e saída de dados? Será que ele não precisa de uma entrada para gerar a saída?
Teoricamente até seria possível o que você quer, mas faltam informações...
O gps já tem o programa interno ele já adquire dados do satélite ao ligar
Certo, ele adquire os dados automaticamente, mas transmite os mesmos automaticamente também? Ou é necessária uma requisição para que ele transmita os dados? Você tem algum exemplo de código do módulo GPS e do módulo transmissor RF?
sim automaticamente via serial
Pelo que entendi o gps pode ser conectado ao microcontrolador que fará a leitura da porta serial, para receber os dados do gps, creio que seja atualizado em ciclos de segundo.
Eu só não entendo como funciona o transmissor RF. Pelo que vi por ai existem vários tipos de comunicação RF, o que me deixou um pouco confuso.
O tutorial Hobby Robotics » Cheap Arduino Wireless Communications nos sugere que funcionaria o TX do GPS no Data, pois é usada a serial do arduino, fazendo-me imaginar que se o GPS for programado com baudrate compatível com o Transmissor (rebatedor ^^) os dados poderão ser lidos pelo receptor. Mas estou aqui imaginando e tentando deduzir enquanto ninguém experiente traz uma LUZ rs
manotroll, você tem esses dispositivos nas mãos ou espera definições para comprá-los?
o gps eu tenho 4 chips aqui
o transmissor eu vou comprar agora dia 1 pois e barato então nei vo importar compra aqui mesmo
Se você os tivesse em mãos, poderia ligá-los no GPS + TX e RX + arduino e ver o que sai no arduino enquanto não temos mais ajuda ^^
Certamente deve ser a mesma informação que sai no terminal do win
Ola amigo.Pelos testes que fiz a resposta é não.
Como uma imagem vale mais que mil palavras eis aqui a tua resposta graficamente.
Como tinha todos os componentes montei aqui em breadboard como podes ver na imagem.
A imagem da esquerda esta ligada directamente na saida do modulo GPS com um baud de 9600 bps.Do outo lado alguns bytes desaparecem e quando aparecem nao o fazem com a mesma cadencia do lado que entram.
Portanto bytes estao a ser perdidos...
O porque bom nao quero arriscar mas talvez o baud seja demasiado alto ...
Teria de fazer mais testes para o provar
Olá, Hugo!
Obrigado pela demonstração do experimento =)
Andei lendo um bocado sobre RF, modulação, etc... e sei menos que quando comecei LOL, estou dando umas cabeçadas para entender esse negócio de modulação, mas não estou com muito tempo =(
O baudrate de 9600 bps parece muito alto mesmo, o da sparkfun, do link que passei, tem de 2400 ou 4800 bps.
Será que com 2400 passa?
e com 4800 ?
agora ja comprei o transmissor agora ja era não tem outro transmissor leve e que funcione com baixa voltagem como esse não ?
Manotroll,
Ainda não percebo bem a diferença entre o do dx e do spakfun, mas leia os comentários na página do produto, é uma longa leitura, mas esclarecedora em alguns pontos.
HugoPT,
Tenta 300bps! rs
puts 300bps nei deve transmitir os dados assim sendo que nao quero que ele fique bombardeando a porta tambem reduzir o tempo de atualização pra 5s sera que da ?
É questão de ir testando os baud, a distância, antena e alimentar os RF com o máximo de energia que ele suporta (dentro das especificações e não dos limites absolutos).
O Arduino só lerá o que estiver na porta, se for possível configurar o tempo de envio do gps, é mais uma coisa a testar.
HugoPT:
Ola amigo.Pelos testes que fiz a resposta é não.
Como uma imagem vale mais que mil palavras eis aqui a tua resposta graficamente.
Como tinha todos os componentes montei aqui em breadboard como podes ver na imagem.
A imagem da esquerda esta ligada directamente na saida do modulo GPS com um baud de 9600 bps.Do outo lado alguns bytes desaparecem e quando aparecem nao o fazem com a mesma cadencia do lado que entram.
Portanto bytes estao a ser perdidos...
O porque bom nao quero arriscar mas talvez o baud seja demasiado alto ...
Teria de fazer mais testes para o provar
Hugo, li que compartilhar o gnd do transmissor com o do receptor pode gerar muita interferência, você reparou isso?