Duvida Velocímetro com sensor indutivo

Olá, estou com dificuldades em realizar uma função para calcular a velocidade utilizando um sinal vindo do sensor indutivo.

Me baseie no tópico dos códigos que estão no "Velocimetro só chega a 96Km/h ... ajuda" então fiz o seguinte código abaixo.

Tenho um sensor indutivo que envia um sinal fechado, quando a sua fase e induzida o sinal se abre.
Tenho que utiliza a entrada do sensor indutivo em uma porta analógica ou digital?
Não sei se o comando pinMode e o comando para leitura das entradas estão corretas...
Como eu faria a utilização do sensor para o calculo de velocidade? Seja calcular apenas quanto estivesse atuando...

Lembrando que a variável velo será atualizada a cada segundo, se que o calculo tira uma media no tempo de 1 segundo.

O mesmo sinal do sensor será utilizado para somar a distância em uma variável, já que cada atuação do sensor ele andara 0,07 centímetros.

#define REFRESH_TIME 1000    //Atualiza a cada 1 segundo
long ultimaAtualiza;
float circrodametros = 0.07; //Tamanho da circuferencia da roda em centimetros
float velo;                  //Velocidade
float tempodecorrido;        //Tempo em que o calculo e feito

int sensor = 0;              //Variavel para o sensor*

void setup() //bloco de configuração
{
  pinMode(A0, INPUT);        //setar pino analogico A0*
  sensor = analogRead(A0);   //ler entrada analogica A0*
  ultimaAtualiza = micros();
  velo = 0.0;
}

void loop()
{
  if (micros() - ultimaAtualiza >= REFRESH_TIME);
  {
    velo = ((36000000*circrodametros)/tempodecorrido);
    ultimaAtualiza = micros();
  }
}

Tenho que utiliza a entrada do sensor indutivo em uma porta analógica ou digital?

O sensor indutivo da-te um sinal digital portanto deves usar uma entrada digital não uma analógica como tens no teu código!
Para que consigas obter o que desejas tens de usar interrupções para capturares o mais aproximado o impulso do sensor indutivo.A partir dai é matemática para obteres a velocidade e a distancia percorrida .

Estava vendo aqui para acionar uma entrada digital por um botão do tipo liga e desliga, não da pra simplesmente jogar um fio no 5v e outro na entrada digital?

Tem que ter em uma perna o resistor de 10k e 5 volts e entrada digital, na outra perna se liga no gnd.

Dar da... isso garante que quando carregas no botao vao estar 5V aplicados na porta do Arduino. No entanto, quando o botao esta solto pode estar qualquer voltagem... Experimenta para tentares compreender o que essa resistencia esta a fazer.

Em todo o caso, podes activar o pull up da entrada digital e ligar o botao do pino para o GND... ve a funcao pinMode().