duvidas qto ao bootloader

ola a todos , montei uma placa severino versao 3 (serial) e gostaria de saber se ao fazer o bootloader o cabo serial deve estar conectado ou nao. Pois nao estou conseguindo fazer o bootloader na placa.

Ailton,

para fazer o bootloader você só precisa da placa com alimentação DC e de um programador ligado ao conector ICSP (sugeri o parallel port programmer por ser mais simples, mas pode ser outro).

Siga isto:

P.S.: você é o Ailton de Limoeiro?

adilson nao sou de limoeiro, e obrigado por me responder ok, qto ao testes nao deu certo, acho que o meu atmega8 esta queimado, vou comprar outro e tentar novamente. valeu

Ok,
mas qual mensagem você vê ao tentar fazer o bootloader?

E se você tem o cabo para conectar ao ICSP (deve ter, porque só com ele poderia gravar o bootloder), pode testar se o CI está bom, sem usar o bootloader. Basta gravar um programa (sketch) usando este cabo, mas lembrando de mudar uma linha no arquivo preferences.txt:
Mude upload.using=bootloader para upload.using=parallel

ola adilson, as menssagens sao varias, mas como tenho um arduino usb da tato gravei o bootloader do atmega8 nesta placa e deu certo o que quer dizer que meu atmega8 esta ok, acho que o problema esta na placa serverino que montei. obrigado pela dica do arquivo, nao sabia deste detalhe, agora a palavra é esta mesmo? (parallel) vou revisar minha placa severino.

ola ailton, cara eu tambem montei um severino 3 depois de ter montado um r232 e sempre os mesmo erros naum consigo gravar o bootloader. se vc descobrir alguma coisa na sua placa me avise. Qual OS vc esta usando ? estou fikando louko aqui ...
abraco

ola icebrain, eu vou refazer a placa e montar novamente, so que vai demorar um pouco pq estou de mudança ok.

uso um p3 com windows xp .

eu tenho uma placa arduino que comprei na tato e uso ela para queimar o atmega, mas mesmo assim a placa severino nao funka, vou tentar de novo ai te falo, eqto isto tente falar com os caras que confecionaram a placa do severino pra ver se tem algum bug, desculpe por enquanto por nao ter ajudado valeu.

Desculpem-me por não responder rápido. Estou ocupado demais, e não tenho entrado no fórum. E às vezes só tenho tempo de ler as mensagens.
O projeto da placa não tem bug: funciona, e já tem apresentado ótimos resultados com vários usuários.
O que pode haver é algum problema na montagem.

Há também uma observação feita acho que por um filipino (não tenho certeza) a respeito do uso do parallel port programmer para gravação do bootloader (esse cabo é uma adaptação simplificada demais, o que pode ocasionar esporadicamente erros.

A solução que ele encontrou foi remover o led L (o led do pino 13 que está onboard) para fazer o cabo paralelo funcionar. Note que não é um problema da placa, mas do cabo. Como o cabo é uma adaptação simplificada, envia sinais com baixa corrente ao Atmega, e o led consome parte dessa corrente.

Remova temporariamente um dos terminais do led (qualquer um) e tentem gravar o bootloader. Depois solde o led novamente.

Ailton,
a palavra é assim mesmo, parallel

Oi, eu sou mais um que montou o Severino, que funciona perfeitamente por sinal a menos da programação do bootloader. :-/ embora a programação feita pela diretamente pela porta paralela (modificando a linha no preferences) funcione. Não adiantou remover o led.

A comunicação serial do arduino para o pc funciona perfeitamente, já que ao rodar o exemplo da ASC TABLE recebo os caracteres no terminal.

Uma dúvida quanto ao indutor, o que comprei é um modelo encapsulado em um retângulo, o que impossibilita fisicamente de ser colocado entre os capacitores. Deixei sem nada por hora. Na loja, existe alguma forma especifica de pedir pelo indutor que parece fisicamente com um resistor que foi usado no projeto original do Adilson?

Se não tem um indutor que encaixe na placa, e não quer adaptar o indutor que você encontrou, você precisa soldar no lugar do indutor um fio (jumper). Não pode ficar sem nada na posição do indutor, pois o Atmega fica sem tensão AVcc, o que impede o fucionamento correto do CI.
Não sei a descrição correta do indutor com encapsulamento semelhante a resistor. Mas essa descrição simplificada deve servir para qualquer lojista saber do que está falando.

Obrigado Adilson, consegui achar o indutor.

Caros senhores, eu de novo!! :slight_smile:
Meu Severino está funcionando 99,8% agora.

Ontem fazendo uns testes percebi que o pc recebia os dados seriais. Ja a comunicação PC->Arduino, apesar do led de rx acender, o atmega não os recebia.

Chutei os transistores (não entendo muita coisa de eletronica). Retirei-os da placa e testei (com um esquema que vi em algum lugar) e aparentemente estavam dentro dos parametros esperados. Mesmo assim os troquei e funcionou o bootloader assim como a comunicação PC->Severino :slight_smile: Certamente alguma besteira que passou despercebida na hora de soldar.

Os 0,2% que faltam para a perfeição são:

1o. Na primeira gravação via bootloader funciona normalmente, mas a partir da segunda eu necessariamente tenho que apertar o reset, senão não vai.

2o. Medindo a tensão na saida do 7805 tenho 4.9v até ai acho que tudo bem, né?
Conectando um LM335 na saida de 5v (através de um resistor de 1k, medindo antes do resistor, a tensão cai para 4.1v. Na saida do 7805 continuam os mesmos 4.9v. Tá certo isso?
Nesse caso a tensão de referencia para o AD vai para o saco e a temperatura fica completamente errada. O que faço? Ajusto o programa para a nova referência, procuro algum componente defeituoso ou falha minha na montagem ou ainda abro outro tópico já que isso não tem nada que ver com bootloader? :-[

qual o hex que você usou para a gravação do bootloader?
qual a versão do ide usado? 0011 ou 0017?