Dúvidas sobre projeto de assistivo de fala com arduino

Olá, galera estou iniciando um projeto com arduino, eu nunca fiz um na vida e sei pouco a respeito (arduino e sensores), programador de primeira viagem. É o seguinte: fazer com que o arduino analise um ábaco (aquele instrumento usado nas escolas, onde cada linha tem algumas peças e cada peça equivale a uma unidade, dezena, centena etc.), e a partir da analise, o arduino através de um alto falante, "FALE" o número que eu representei no meu ábaco. Eu pensei em usar um sensor de cores (pois no ábaco, cada unidade do sistema decimal, tem uma cor. Exemplo: as vermelhas são unidade, azuis são dezena, verdes centena....), mas, como sou iniciante, não sei como posso converter essas informações de forma que o arduino traduza em fala. Alguém pode me ajudar ou dizer um caminho melhor sobre?

Olá! Bem vindo ao Fórum!

Pela ideia que me ocorre, além de identificar a cor, você teria que identificar o número de peças que foi separado em cada linha. Assim, além de usar o sensor de cores (provavelmente mais de um), você precisaria de outro(s) sensores para "contar" as peças. Isso sem falar na parte de converter os dados obtidos em fala.

Definitivamente não é um projeto para quem está começando.

Uma abordagem que me parece mais eficiente para fazer esse projeto é usar visão computacional.

Se me permite uma dica: se você gosta de Arduíno e gostaria de aprender mais sobre ele, sensores e programação, comece do básico. Desenvolva projetos simples, usando um sensor ou atuador de cada vez e avançando à medida que você consegue fazer cada elemento funcionar corretamente. Dessa forma você se manterá motivado e aprenderá técnicas relacionadas a cada um dos sensores e atuadores, uso de bibliotecas, etc...

1 Like

Oi, tudo bem??
Verdade, esqueci de incluir a parte de contar as peças. É vdd mesmo...
Assim, isso é um projeto que eu tenho que fazer, ou melhor é a sujestão do que eu tenho que fazer. Independente de saber ou não, eu tenho que entregar isso no fim do semestre kkkk. Vou seguir tua sujestão e procurar outro projetinho mais simples. Muito obrigado mano!

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.