É possível enviar variaveis do arduino para o pc com os conversores usb serial ?

Olá a todos.

Preciso enviar algumas variaveis do arduino para o pc , mas sem usar a conexão padrão do arduino, será que com aqueles adapatadores usb serial é possível fazer isso? Por exemplo, com a conexão padrão eu consegui fazer um programa em java ler as saídas dos comandos Serial.print, mas quando retirei o cabro tradicional do arduino e tentei usar um desses adaptadores não obtive sucesso, os dados não estão chegando na porta serial. Estou usando o adaptador da imagem abaixo:

Se alguém puder ajudar fico muito grato.

Sim é possivel no entanto nao podes usar a mesma ligaçao RX TX que tens na board.Isso deve-se ao facto de que a porta serie nao pode ser partilhada por mais que um dispositivo.Como na board estes pinos ja estao a ser ocupados pelo chip que trata a serie a soluçao é usares uma outra porta serie.Se o teu arduino tiver mais que uma (o caso do mega) é simples, se nao tiver entao tens como soluçao usar a newsoftSerial para virtualizares uma nova porta serie.Ou seja desta forma ficas com um par de pinos (RX e TX) para poderes ligar o teu conversor USB serial.

Olá Hugo, obrigado pela ajuda. Se não for abusar demais, você saberia me indicar algum link onde posso fazer o procedimento com o mega ou com o uno? Desde já agradeço a ajuda.

http://arduino.cc/en/Tutorial/SimpleSoftwareSerial

Obrigado a todos pela ajuda, consegui resolver usando o arduino mega! Eu usei as ligações rx1 e tx1 na placa do mega, eu inicializei a serial1 com o comando Serial1.begin(9600) e para imprimir os dados utilizei o comando serial1.print() e liguei o rx do adaptador na ligação tx1 da placa e o tx do adaptador na ligação rx1 da placa, e funfou direitinho!! Mto obrigado mesmo!!