Encoder + gerador (alternador)

Boa noite amigos,
Sou novo aqui no fórum e também no uso do arduino. Estou desenvolvendo um projeto de energia eólica... o projeto consiste em controlar a rotação de um gerador de baixo custo feito com alternador de carros para assim otimizar a tensão gerada na saída que é proporcional a rotação do gerador. Gostaria de saber se alguém já utilizou no arduino um encoder e qual o modelo do mesmo para medir a velocidade em rpm do gerador, a rotação máxima do alternador é 1745 rpm. Desde já agradeço pela ajuda.

Victor

Ola!

Quantos amperes consegue com este alternador, precisa de muito vento, o alternador fica muito pesado quando tem carga, como acoplou o alternador ao hélice, tem detalhes do projeto, algum link?
Tenho muita vontade de construir algo semelhante!

:stuck_out_tongue:

Oi!
obrigado por mostrar interesse no projeto... O projeto consiste em utilizar um alternador de 12V 90A de carro, no meu caso to usando de um pálio weekend... Estou ainda na fase de testes do alternador... Como sabemos o alternador precisa de uma excitatriz CC no rotor para produzir energia, dai surgem dois estágios de geração que pretendo controlar. Primeiro com uma alta rotação (no caso dos meus testes acima de 903 rpm, ventos mais fortes) na qual é possível que a bobina de excitação se auto energize bastando apenas uma leve ddp da bateria na bobina. E no outro estágio onde é possível atingir rotações mais baixas de até 800-600 rpm onde não há auto-excitação mas em compensação a bateria precisa fornecer alguma tensão a bonina de excitatriz. Com outros testes constatei que a potência máxima com cargas resistivas pode chegar até 140W, potência essa que pode ser utilizada para acender um de luz de poste por exemplo, (no meu caso pretendo, utilizar para acender algumas lâmpadas no meu sítio através da carga acumulada na bateria). Vale ressaltar que esses testes realizei acoplando o eixo do alternador por uma correia a um motor de indução controlando a rotação do mesmo por um inversor de frequência, isso foi necessário já que comprei o alternador em um ferro velho e não tinha os dados de placa dele. Quanto a parte construtiva da hélice é bastante simples, pretendo utilizar pvc para as pás e fazer o acoplamento por correia e polia para também aumentar o ganho com o vento. Mas é isso, depois que estiver tudo pronto divulgarei aqui todas as infos do projeto. Por enquanto preciso de achar um encoder compatível para usar como sensor de rotação do alternador.

Victor

Ok, obrigado pela explicação, por favor quando tiver mais dados ou um link, poste aki!
Re-acendeu um velha chama, vou comprar um para testes tambem!

[]´s

De uma olhada neste post http://arduino.cc/forum/index.php/topic,83759.0.html
talvez lhe ajude este encoder!

Kotch:
De uma olhada neste post http://arduino.cc/forum/index.php/topic,83759.0.html
talvez lhe ajude este encoder!

ahhhhhh...

Não vai servir por causa da velocidade, é verdade!

:roll_eyes:

É, a velocidade máxima que esse encoder consegue medir é 100 rpm... mas to procurando um que me sirva. obrigado!

Victor