Olá pessoal.
Estou desenvolvendo um sistema de pesagem usando arduino, pelo fato das antradas analógicas do arduino terem somente 10 bits optei por usar um conversor A/D externo MCP3304 com 13bits, funciona bem só que não consigo repetibilidade, sempre que faço a leitura do conversor recebo um valor diferente, não mantendo a constancia de medição.
Eu lí alguma coisa na net a respeito de reconfigurar as entradas analógicas do arduino para 12bits, alguém saberia me informar se realmente é possível e como poderia ser feito essa reconfiguração, ou alguma sugestão para estabilizar a leitura usando conversor A/D externo.
Estou usando esse código Arduino Playground - MCP3208.
Se bem me lembro, a reconfiguração da entrada analógica do arduino teria a ver com a mudança das referências de tensão. Não é um processo muito directo e, para te ser sincero, nada te garante que a medição seria melhor do que a que tens agora.
Antes de ires por essa estrada, como fizeste a ligação do AD à célula de carga?
Estás a fazer alguma filtragem do sinal? Normalmente, é sempre bom fazer uma filtragem do sinal e usar várias medições por causa disso, estás a fazer algo semelhante?
Como se comporta o A/D se colocares um divisor de tensão na entrada? Também flutua?
O importante é perceberes exactamente de onde vem a flutuação, eu imagino que o problema venha da célula de carga e não do AD, mas só metendo umas resistências no AD é que dará para ver o que se está a passar lá.
Mais outra coisa, dá-me a tua definição de repetibilidade e se possível os valores que vês balançar no AD.
Então eu estou utilizando um conversor da ultra slinpak G408. G408-0001
Quanto a ruido na saída eu verifiquei com osciloscópio e não encontrei nenhum, eu liguei 5v direto na entrada do A/D mesmo assim a variação permaneceu.
Hoje a tarde eu posto os dados lidos do A/D.
Porque necessitas de 13 bits no ADC?
Com 13 bits a voltagem minima para fazer o adc mexer é de 610microVolts (2^13 = 8192-1 = 8191/5Vref = 0.000610) o que o minimo ruido e interferencia certamente ira fazer ele mexer dando um valor diferente.
Usa cabos com isolamento e o mais curto possivel da entrada do ADC.
Nao quer dizer que nao possa ser utilizado mas ao ver a imagem do isolador de ruido que postaste fiquei com a idea que tas a usar isso em ambiente industrial( pelo preço do conversor e por ser rubusto) é verdade ?
Na verdade não, eu estou utilizando esse conversor porque foi o único que encontrei que seja capaz de amplificar 4 celulas de carga ao mesmo tempo, pois meu dispositivo de pesagem necessita, e o mesmo possui saída de 0-5 volts.
Quanto a resolução tem que ser boa pra esse sistema, pois tenho que detectar variações de 25 gramas.