Boa Noite Pessoal, Sou novo no mundo Arduino. Estou fazendo um projeto com motores de passo e estou com um problema que ao encostar na parte metalica onde estão os motores com algo metálico os motores são acionados como se estivesse pressionando o botão de liga.
Agluem pode me ajudar ???
O programa está funcionando legal (ligando e desligando, só fica louco ao encostar algo metálico no suporte ai ele liga os motores).
Cara, não sei qual seu grau de conhecimento em eletrônica, mas é provável que haja uma fuga de corrente do motor para a tal parte metálica, use um multímetro pra descobrir onde há essa fuga, resolva e seja feliz...
Valeu pela força Barreto, olhando na elétrica não achei nenhuma fulga. Isolei até os circuitos eletrônicos da chapa e mesmo assim ele dispara. O que fiz e ajudou a melhorar essa falha foi abaixar o resistor de pull up de 10k para 1k. Melhorou mas não resolveu!! O número de acionamentos falso diminuiu muito !!! # a procura de uma solução!!! Vou estar um acoplamento óptico para isolar !!
Sei que spu novo aqui no fórum, não sou mestre nem sou avançado em programação, mas em eletrônica ja tenho umas dezenas de anos, isso continua me cheirando a fuga, no ruim de tudo pode ser entre os enrolamentos, ou mesmo acionamento devido ao transiente, coloque diodos em paralelo com as bobinas, com seus catodos no positivo e anodos no negativo.
Se tiver uma foto e der pra postar ajuda um bocado.
Eu ainda acho que é fuga, mas pode ser transiente... sem medir complica...