Olá, venho aqui procurar ajuda em um problema com o módulo HMC5883L.
Sou novo no fórum, novo como usuário registrado, pois venho acompanhando diversos projetos e discussões desde que ouvi falar em Arduíno, isso em 2012.
Já fiz uma série de pequenos projetos guiados por tutoriais e sinto que estou "pegando" o jeito, devagar, passo por passo mas há algum progresso.
Sei que muitos se perguntam por que alguém vem aqui e logo de cara quer pedir ajuda ou vem contando história, mas a minha intenção não é aborrecer ninguém e sim, mesmo que sendo essa a situação, me apresentar para uma comunidade que muito respeito.
Baba-ovos a parte, vamos ao que interessa.
Estou desenvolvendo um projeto que compreende a necessidade de uma bússola eletrônica, e escolhi a bússola da Spark.
Seguindo um tutorial que encontrei na internet onde as coordenadas são representadas por uma bússola no Processing, o que é perfeito para mim, me deparei com o seguinte erro:
No serial monitor, o resultado apresentado é simplesmente o número 49.
e assim se repete infinitamente.
Eu não tenho a menor ideia do que isso significa, e nem sei por onde começar a procurar o erro.
será o software ou o hardware?
alguém poderia me indicar o caminho? estou realmente perdido.
o link do tutorial:
(ArduiKyo: HMC5883L Compass + Arduino + Processing)
Mexeste o modulo para ver graus diferentes?
Como ligaste o compasso?
Fizeste download da biblioteca?
Que código usaste? O do exemplo?
Sim, verifiquei diferentes ângulos com o módulo, mas nada mudou.
e em relação as conexões, segui a risca o modelo do fabricante, alimentação 3,3v e também o de 5v do próprio Arduino, usei os pinos analógicos A4 e A5 para o SDA e SCL respectivamente.
e sim, instalei e usei o próprio exemplo da biblioteca.
p.s.: tentei outro guia mais simples para ver se o problema era o mesmo, e o resultado foi "diferente" mas ao mesmo tempo parecido. resultando em uma constante coordenada: X = -1, Y = -1, Z = -1
o link do guia é: http://fusion94.org/blog/2012/11/29/arduino-plus-compass-module-3-axis-hmc5883l/
estou perdidásso!
será que a bússola sofreu contato magnético prejudicial ?
os pinos analógicos A4 e A5 para o SDA e SCL respectivamente.
E as resistências de Pull-up de 2.2K colocas-te nas linhas do SDA e do SCL?
Pô cara, eu não usei nenhum tipo de resistor, todas as conexões foram feitas diretas no Arduino.
Era necessário?
Sim claro, o barramento I2C necessita de ter as duas resistências de pull-up em ambas as linhas(SDA,CLK).O valor standard é de 2.2KOhms.
Se nao as tens entao certamente esse deve ser o teu problema.Tenta coloca-las XD
Pode ser esse o problema... Daí pedir para ver um esquema já que o tutorial não tem nenhum.