Escolher qual RF 315 ou 433

Ola!

Alguém já viu o sistema do Broadlink como ele funciona pois é estou querendo criar uma sistema semelhante a este com os mesmos tipos de frequência e transmissão em uma placa esp8266 mas to achando muito complicado de colocar dois tipos de reles rf de leitura e transmição em mais leitor e transmição de infrared na mesma placa.

Por isso faço a pergunta qual das duas frequência é mais usado aqui no Brasil?

Também quero saber se alguem já montou uma placa e circuito pareciso com broadlink que queira me vender e que eu possa adaptar ao meu aplicativo.

Olá,

Hoje em dia, deve ser utilizado mais a 433, porém usar a mesma frequência que a maioria usa, pode significar mais ruído de fundo, que atrapalha os receptores.

Mas caso você queira ainda usar a 433, tem receptores com cristal (além do transmissor com cristal), que são mais estáveis do que aqueles com circuito tanque ressonador.

Se for para comercialização, ou mesmo que não seja, talvez seja bom saber que é necessário ter Homologação na ANATEL, e não sai barato, por isso muitas pessoas abandonam a ideia antes mesmo de desenvolver uma placa.

Grande parte dos aparelhos que as pessoas usam em casa estão praticamente "desautorizados" para uso, por falta da homologação.

Fazer o quê?

Ninguém bota pressão neles para mudar isso, e só querem fazer as coisas por baixo do pano, sempre que possível, em vez de ir lá no governo reclamar.