Estufa aeroponica automática

Tenho um projeto de aeroponia de batatas, de uma forma em que a única ação do usuário seria a troca da solução a cada 25 dias. A teoria do projeto é muito simples. Ele utiliza um Arduino mega, um lcd 16×2, um rele de quatro canais, um sensor de temperatura e humidade DHT11 e um Rtc DS1302.
Cada rele controla algo, todos alimentados do próprio arduino e conectados nos pinos digitais 8, 9, 10 e 11.
Um controla a interrupção da lâmpada que simula o dia, se a hora informada pelo Rtc for maior que 5 ela liga, se menor que 21, desliga.
Dois controlam a temperatura, deixando entre 18 e 22 graus. Por meio de coolers e lâmpadas.
E o último controla uma bomba 12v que irriga a solução, ela fica 4 minutos desligada e 15 segundos ligada.
Lembrando que todas as comutações que o rele realiza são 110v, a única 12v é a bomba.
Estou tendo um problema que creio ser de ruído, pela alta tensão comutada. Mas não sei como resolver.
Se um rele liga/desliga, o arduino fica louco, literalmente. Perde todo seu objetivo, começa a piscar os reles de forma igual e no mesmo instante, reiniciar, enfim, não roda.
Queria alguma solução. Isso é para um tcc e tenho que implementar mais coisas nesse projeto.

Para resolver este tipo de problemas, voce deve usar:
1.Se a bomba for corrente contínua, um diodo ligado invertido em paralelo com a bomba.
2. Em corrente alternada usar snubber em paralelo com cargas indutivas, (coolers, lâmpadas não incandescentes, etc)

Olá colega!
Como está fazendo o acionamento do relé?
Se estiver fazendo direto do Arduino, ele vai ficar loucão mesmo.

1. Precisa de um transistor ou de um mosfet (indico o 2n7000), depois utilize um diodo de roda, que fará que a corrente inverta (por conta da bobina do relé) e altere o valor de tensão de alimentação do Arduino.

2. Separe a fonte do Arduino e a fonte dos Relés, Lâmpadas, Ventiladores ... o circuito de comando é diferente do circuito de potência, do mesmo jeito que a alimentação e o terra do circuito digital é diferente da alimentação e terra do circuito analógico.

Olá, bom dia!
O acionamento dos reles está sendo realizado pelo arduino. Com um VCC (5v) ligado ao microcontrolador e, um VCC (5v) e um outro GND em uma fonte externa. Porque percebi que se for alimentado sem contato nenhum ao arduino, ele não funciona.
No momento, tento ligar o rele do arduino a um outro rele automotivo, em cadeia.
O primeiro problema foi resolvido. Mas me deparei com outro, o rele, mesmo comutando, funcionando, não desliga os aparelhos (bomba, coolers, etc). Será que com essa cadeia de reles seria possível arrumar? E é claro, colocando um diodo em paralelo com os polos do rele automotivo.

@petersonhr dessa forma, mais ou menos.

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.