Ferro de Soldar 25W 34W 42W

Boa tarde, procurei pelo fórum em português e não consegui encontrar minha dúvida.

Preciso de soldar componentes do arduino, como por exemplo os terminais dos leds para montar um cubo. Qual ferro de soldar seria mais recomendado?

Opção 1

Potência de consumo: 25W

Temperatura máxima: 360°C

Opção 2

Potência de consumo: 34W

Temperatura máxima: 410°C

Opção 3

Potência de consumo: 42W

Temperatura máxima: 460°C

Informações retiradas do site oficial da Hikari.

Obrigado.

Nenhum! Se quer ter um ferro de soldar "a sério" compre uma estação de soldadura com regulação de temperatura. Já se encontram a bom preço na internet.

Se não estiver convencido com o meu conselho, compre o de 25W. A temperatura dos outro é muito elevada para a maioria dos trabalhos em electrónica.

Encontrei o ferro de soldar de 25W e o de 34W por mais ou menos R$30,00 com vendedores confiáveis no mercado livre, uma estação de solda, pelo que eu vi, sai bem mais caro e como minha intenção é mais para diversão e treinamento (não para projetos da universidade ou trabalho) então eu gostaria de gastar o mínimo possível.

Esse ferro de 25W serve bem para soldar terminais? Sou iniciante e realmente preciso de ajuda para saber qual material comprar.

Sim, sendo assim, esse serve bem (e das opções todas é o melhor). Atenção também às pontas. Dá para substituir? Qual é a ponta que traz? Veja alguns vídeos no youtube. Não é muito difícil soldar (BEM), mas há algumas regras que convém saber (e executar, como é óbvio). Sabendo isso é bastante simples. (em relação aos vídeos, eu gosto dos do Dave Jones do EEVBlog, procure no youtube por solder EEVBlog. Ele tem 2 ou 3 vídeos que falam sobre o assunto. Mas são em inglês, não sei se isso é um problema para si.) Bom trabalho!

Muito obrigado pela resposta, foi de grande ajuda, luisilva! :) Em relação à ponta, ela não é substituível, isso é um problema muito grande? Levando em conta que é um material relativamente barato e que, caso eu "tome gosto" pela coisa, penso em substituir por um material melhor!

Se a ponta não for boa é bastante mais difícil soldar. Para um tipo de trabalho genérico de solda, é necessário que a ponta não seja muito fina para que a transmissão do calor seja a suficiente. Até, se vir os vídeos que eu indiquei, o que ele diz é que a ponta não deve ser redonda, mas sim espalmada.

Viva.

Eu escolho o JBC 30s 25W. Tenho 2 com 15-20 anos cada um, e nunca me deixaram ficar mal. Muitas pontas trocadas estes anos todos, mas para trabalhos delicados com a ponta media ( a que vem com ele ) da para quase sempre.

arssant: Viva.

Eu escolho o JBC 30s 25W. Tenho 2 com 15-20 anos cada um, e nunca me deixaram ficar mal. Muitas pontas trocadas estes anos todos, mas para trabalhos delicados com a ponta media ( a que vem com ele ) da para quase sempre.

Sim, tenho um igual. É provável que a minha ponta seja maior que a sua, porque acho a minha muito grande.

luisilva: É provável que a minha ponta seja maior que a sua, porque acho a minha muito grande.

LOLOLOL Desculpa tirar isto do contexto, mas que tem piada... tem. :)

bubulindo: LOLOLOL Desculpa tirar isto do contexto, mas que tem piada... tem. :)

LOL.

Teve sim senhor...

A minha nem muito grande, nem muita pequena, "just perfect for the service"...

OK. Também depende do serviço. Uma coisa que tive que fazer e que a achei muito grande foi soldar uma ficha micro SD.