Fonte de Alimentação

Pessoal,

estou realizando uma automação que possui os equipamentos abaixo: 2 fechaduras - 12 V 1 bomba d`agua - 2.5-6 V 1 Ventilador - 12 V 2 Exaustor - 12 V 1 Arduino - 12 V

No entanto estou usando 7 fontes para alimentar todos esses instrumentos rsrsrs. Sou totalmente leigo nessa parte de circuitos elétricos, gostaria da ajuda de vcs para saber o que devo comprar para diminuir essa quantidade de cabos.

Para responder à pergunta: Quantos amperes gastam as fechaduras? A bomba e o ventilador? Assim de repente, uma fonte atx, pode dar, com um adaptador destes:

Adapter ATX

Boa noite Alkuentrus! Mais uma vez vc me salvando rsrs Eu segui os seu conselhos em um poste anterior e comprei o arduino Mega 2560 com wifi integrado. . . consegui fazer toda a programação dos instrumentos e criei um dashboard online. . .

Agora o problema é visual, esta parecendo um ninho de rato de tanto fio que tem kkk

Segue abaixo a especificação que encontrei: Ventilador: 12V, 5W (Nao achei a amperagem no aparelho, e joguei a caixa fora) 2 Exaustores: 12V, 0.08 A 1 bomba: Nao achei a amperagem. Veja o link de onde comprei https://www.ebay.com/itm/291902544261 2 fechaduras: Nao achei a amperagem. Veja o link de onde comprei https://www.ebay.com/itm/352159421258 1 arduino: Fonte de 12V

Acho que esse Adapter ATX vai me ajudar a eliminar essa confusão de cabo de fonte.

Vi que esse modelo tem apenas as saídas abaixo, então para me atender devo comprar 2 Adapter ATX, correto? Output Voltage: +3.3V +5V -12V +12V +5Vsb

Uma fonte ATX só dá para ligar um conector destes. Na verdade, o teu consumo todo junto e em simultaneo não deve passar dos 5 Amperes ( o que me coloca mais dúvidas são as fechaduras que devem ser perto de 1 A cada).

Esse ventilador de 5W consome cerca de 0,416 Amp... A bomba de água eu já medi uma parecida, tirada de um carro, cerca de 1A também.

Não te elimina a confusão toda, mas melhora um bocado.

alkuentrus:
( o que me coloca mais dúvidas são as fechaduras que devem ser perto de 1 A cada).

As fechaduras funcionam apenas por momentos (10 ou 20 segundos), como isto parece ser uma automação residencial, apostaria que ambas as fechaduras não vão ser activadas ao mesmo tempo, excepção feita se houver um interface com um alarme de incêndio que abre as fechaduras por defeito.

Quanto à confusão de fios, isso assusta-me um pouco. Se investiste tempo e dinheiro a criar algo assim, porque não investir um pouco mais e fazer as ligações de forma segura dentro duma caixa apropriada para o efeito? Essa bomba de água não pode ser substituida por uma com uma alimentação de 12V? Isso simplificaria ainda mais e precisarias apenas duma fonte de 12V.

Ola,
Não use fontes ATX para esse tipo de aplicação, principalmente as baratas. A topologia dessas fontes não e adequada para usar somente uma das tensões, principalmente o 12V.
Compre uma fonte com saída única de 12V por 5A (ou a partir de 3A), hoje em dia existem no mercado diversos modelos de fontes com essas características, e custam menos que uma fonte ATX. São usados para os mais diversos fins, como em circuitos de câmeras de segurança, iluminação por leds, etc.
As ligações deve seguir a configuração em estrela, com os fios partindo do ponto mais próximo da saída da fonte.