FTDI clone.

Olá, eu posso trocar o uso do ATMega8 pelo ATMega328 para criar um "FTDI clone" como mostrado nesse tutorial:

http://www.seriallink.com.br/lab/Arduino/AVRCDC_FTDiClone_DIY_SerialLink.html

Abraços.

Sim.

Tens apenas de alterar o chip onde vais programar de ATmega8 para ATmega328.
Bom tutorial, obrigado por partilhares.

Tutorial bem interessante! Obrigado.

Felizmente os pinos dos ATMega 8, 168 e 328 são os mesmos, então podemos apenas substituí-los um pelo outro na maior parte das aplicações :wink:

Hoje programo o Atmega328 usando um adaptador usb para FTDI, quando chegar meu MAX232 segurei esse tutorial XD

O próximo passo será um USB Host :wink:

Abraço,

Max232? Para quê?

Para usar a serial (meu desktop ainda tem isso)

Já o notebook, não tem serial, ai entra o USB.

Olá pessoal, eu comprei os componentes que preciso, porém eles ainda não chegaram, assim que chegarem eu vou testar e posto o resultado aqui.

Valeu por responderem. Abraços.

Mortis:
Para usar a serial (meu desktop ainda tem isso)

Já o notebook, não tem serial, ai entra o USB.

Se tem serial, certamente que tem porta paralela, não? :slight_smile: Também podes programar com porta paralela.
Há uns dez anos eu usava um software que programava os AVRs com dois transistores e uma porta série (sem max232), era dum italiano, mas não encontro o link agora. :frowning:

bubulindo:
Há uns dez anos eu usava um software que programava os AVRs com dois transistores e uma porta série (sem max232), era dum italiano, mas não encontro o link agora. :frowning:

Isso que é economia!! lol

Valeu a dica, pesquisarei para ver se encontro!

Acho que me enganei no número de transistores.

O software chamava-se PonyProg.

Valeu bubulindo, já esta salvo em meus favoritos! Falaste a verdade! Ano 2000 :open_mouth:

Boas

esse projecto é andar a procura do meio dia as 14 horas ... existe essa treta feitinha no ebay por menos de 3 euros

Cumprimentos

Zé tretas

tretas:
Boas

esse projecto é andar a procura do meio dia as 14 horas … existe essa treta feitinha no ebay por menos de 3 euros

Cumprimentos

Zé tretas

e bem mais fácil de usar também… mas não invalida a informação. :stuck_out_tongue:

tretas:
existe essa treta feitinha no ebay por menos de 3 euros

Mas o divertido é o faça você mesmo :wink: Coisas simples (para os que sabem) são maravilhas (para os que estão a aprender) 8)