Função desse resistor.

Pessoal, mais uma dúvida aqui...
Montei meu receptor infravermelho como está na foto e tudo ocorreu bem, porém, ainda não compreendi a função desse resistor !

http://img18.imageshack.us/img18/3058/resistor.png

Alguem poderia explicar? Abraços!!

Att.

Esse Resistor é um PULL-UP, faz o sinal ficar sempre 5V, ai o Sensor infravermelho qdo recebe o sinal, manda para zero

Não entendi esse final...manda pra zero? Tem como explicar de uma forma melhor? Porque ele faz com que seja sempre 5V? Se eu estou colocando numa porta digital, não vai ser necessariamente 0 ou 5V?

Eu consigo compreender a ligação de um PULL UP quando se trata daquele esquema do botão!
Porém essa ligação que está ai eu não compreendi...

Esse resistor impede que a saída do sensor IR fique flutuando, quando não está recebendo sinal, quando o sensor IR não está recebendo nada, ele mantem em 5V, esse sensor é "passivo" então você coloca o resistor para prevenir "leituras incorretas"

Ah, beleza! Acho que já compreendi melhor! Obrigado!

Ficou uma duvida...Como que sem esse resistor a leitura iria variar?

Ficou uma duvida...Como que sem esse resistor a leitura iria variar?

ruído.
Faça o exercício:

void setup()
{
Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
Serial.print("leitura A0: ")
Serial.println(analogRead(A0),DEC);
delay(500);
}

Teste com um resistor 10K entre o A0 e o 5V, e depois teste sem. Encoste e tire o dedo na placa do Arduino nos dois casos e compare os resultados.

Fiz o que pediu! Beleza, isso confirmou o resultado sobre com o resistor não variar...Porém, será que poderia explicar porque isso acontece??

Obrigado mesmo!

Ruídos amigo.

Normalmente dizemos que temos entradas/saídas de alta e baixa impedância. Quando maior a impedância(resistência), mais suscetível a ruídos externos é o circuito.
No caso do Arduino, quando está em modo entrada e não possui um resistor pull up (ou pull down), a impedância da entrada é tão grande que pode-se considerar que o circuito está aberto ou no caso, não há corrente.

Tente fazer o mesmo exercício mas com um resistor maior que 300K se possuir. Você verá que continuará com esse comportamento aleatório, mas em menor intensidade, talvez dependendo do seu ambiente nem aparece ruído.

Pesquise sobre tristate (na wikipedia mesmo pode ser) se quiser se aprofundar melhor de como funciona este tipo de entrada.