Função para debouncing de um botão: o que eu não estou entendendo direito??

Olá, boa noite.

Estou começando com o Arduino seguindo o livro do Jeremy Blum. Nesse momento estou tentando entender o código para debounce de um botão (listagem 2.5 do livro), mas estou com uma dúvida. O código abaixo corresponde ao código da listagem 2.5 do livro (só mudei o nome das variáveis para português, mas o restante é igual), e funciona perfeitamente, ou seja: quando eu clico no botão o led acende, e quando eu clico de novo no botão o led apaga:

// Define variáveis:
const int led = 9;
const int botao = 2;
boolean botao_anterior = LOW;
boolean botao_atual = LOW;
boolean led_ligado = false;

// Define pinos e setup inicial
void setup() {
  pinMode(botao, INPUT);
  pinMode(led, OUTPUT);
}

// Funcao de debouncing do botao:
boolean debounce(boolean d_botao_anterior){
  boolean d_botao_atual = digitalRead(botao);
  if ( d_botao_anterior != d_botao_atual ) {
    delay(5);
    d_botao_atual = digitalRead(botao);
    return d_botao_atual;
  }
}

// Programa principal
void loop() {
  botao_atual = debounce(botao_anterior);

if ( botao_anterior == LOW && botao_atual == HIGH ){
    led_ligado = !led_ligado; // Inverte o status do LED: era false e passa a ser true
  }

botao_anterior = botao_atual;

digitalWrite(led, led_ligado);
}