Gostaria de ajuda com um projeto

estou querendo fazer um projeto onde vou contabilizar as passagens de abelhas por um sensor de contagem. Estou com um arduino mega 2560 e 24 sensores para conectar.
Porém estou com muitas duvidas de como fazer o software e como ligar no arduíno. é a primeira vez que utilizo um, se puderem me ajudar ficarei muito grato!

Olá! Bem vindo ao Fórum!

Quais são os sensores que você tem? Os 24 são iguais?
Como você pensa em organizá-los de forma a atingir seu objetivo?

Minha sugestão é que você procure exemplos na internet de uso dos sensores que você tem, entenda como é feita a programação desses exemplos para a obtenção dos dados e vá tentando fazer funcionar um de cada vez.

Estou com os sensores Sensor de Contagem / Sensor de Velocidade - Chave Óptica para Encoder 10mm. São os 24 iguais.
A minha ideia seria fazer um tubo por onde as abelhas passariam e por 2 sensores, um pegando ida e um a volta. estou pesquisando bastante mas ainda não achei algum projeto parecido.

Ok. Eis as dificuldades que eu antevejo:

Quando esses sensores são usados para medição de rotação, o programa se baseia em interrupções para assegurar que nenhum evento é perdido. Ocorre que o Mega só possui 6 pinos que podem ser usados com interrupções e você cita 24 sensores.

Outra questão é que a contagem é feita a partir da interrupção do feixe. Não dá para saber se a abelha está indo ou voltando a não ser que você use os sensores em pares e conte a ida ou a volta a partir da ordem de ativação dos sensores. Obviamente é preciso partir do princípio de que só uma abelha passará no tudo por vez e que a mesma abelha não vai voar de maneira errática pelo tubo.

Eu mantenho minha sugestão anterior. Faça 1 tubo, usando 2 sensores, a título de prova de conceito. Avalie se é possível contar as abelhas sem usar interrupções (você precisará de um programa que não use delays ou estruturas que bloqueiem a execução do código). Há vários exemplos na internet de uso desse sensor. Estude-os tanto quanto ao hardware quanto ao software. Estude o uso da função millis() e interrupts.

Cuidado para não ser picado... :sunglasses:

Aqui tem um : https://hackaday.com/2020/03/22/bee-counter-will-have-you-up-to-your-nectar-in-hive-data/

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.