GPRS e o Arduino

E ae galerinha :)

Vou explicar meu problema e depois tirar algumas dúvidas. Eu trabalho em uma empresa que faz medição eletrônica de alguns módulos remotamente. Basicamente existem três componentes nesse sistema, o medidor eletrônico, o modem gprs e o nosso sistema. Estamos estudando alternativas de substituir os modems gprs que usamos por outros que pudessem ser programados (isso facilitaria muito a nossa vida). Dai eu encontrei o arduino, e essas são as minhas dúvidas:

1 - Esse módulo GPRS fica exposto a uma "alta temperatura", fica em uma caixa fechada na rua exposta ao sol, não sei exatamente a que temperatura real chega. Teria algum problema?

2 - Esse módulo GPRS precisa ser programável, de preferência remotamente

Seria muito complicado fazer isso?

Abraços!

O que você chama de reprogramar o modem?

É o seguinte, antes de traferar os dados do meu módulo para o servidor pelo GPRS é necessário abrir uma VPN. Eu me expliquei errado dizendo em reprogramar o modem, na verdade, teria que ter uma inteligência entre o arduino e o meu módulo.

Não só pra criar a vpn como outras coisas, por exemplo, se não for possível estabelecer uma conexão os dados do módulos teria que ser salvos em uma memória pra quando a conexão voltar tudo ser enviado.

Não sei exatamente como se daria a implementação da conexão via a VPN, mas creio que seria possível.

A parte de salvar dados caso não haja sucesso na conexão, é perfeitamente possível.

A VPN é necessária porque existem centenas de módulos na rua, e todos os módulos mandam informação para a mesma porta e para o mesmo ip, então assim que o módulo se conecta ao servidor é necessário criar essa VPN para que os dados possam voltar e também por causa da segurança.

Na verdade no arduino eu precisaria apenas criptografar a mensagem antes de enviar, porque no servidor que vai haver a lógica para onde cada mensagem vai parar e por onde ela vai voltar.

A única forma de saber se vai funcionar é comprando uma plaquinha arduino com um módulo gprs :)

Vou dar minha sugestão e peço aos meus nobres colegas que me corrijam caso eu esteja errado. Vc pode usar um ethernet shield para enviar os dados. pode u usar um router tipo um D-link DI 524 ou qualquer outro rádio com antena externa. Caso seja longa a distância poderia usar um wimax. É possível sim o envio dos dados do arduíno pela rede então. No Brasil já tem o ethernet shiel a venda Veja o link, já vi no mercado livre também. Mas procure no http://www.tato.ind.br/

http://www.ladyada.net/make/eshield/

A respeito da temperatura acho que a única coisa que vai ser ruim é alimentação. O máximo que já expos um foi 24º. E analizar bem pelo fato do custo.

Boa sorte