Olá, estou em um projeto que necessita da rotação de um motor para medir o índice de refração de uma amostra qualquer, essa rotação deve ser minimamente precisa, preciso de um motor que tenha uma resolução boa para poder medir a angulação, mais ou menos de grau em grau, pensei em usar um servo motor ou um motor de HD, mas ainda estou em dúvida em relação ao projeto, poderiam me dizer qual a melhor alternativa a se tomar em uma situação como essa ?
Olá! bem vindo ao Fórum.
Na minha opinião, a melhor alternativa para o seu projeto seria usar um motor de passo.
Concordo com o @Brazilino , a melhor opção será uma motor de passo.
(step motor).
Se usar um driver com micro step, (ex; tb6600), voce consegue deslocamentos de até 0,05625 graus.
Foi a minha primeira opinião, porém o meu orientador pensou inicialmente em um motor de HD, mas nunca usei e não sei se tem uma resolução precisa, vc tem alguma experiência com esse tipo de motor ?
Não, não tenho, mas a internet tá aí pra ajudar a gente, não é?
Dá uma olhada nesse vídeo aqui (que foi um dos vários em Português que eu achei no Google):
Nele dá pra notar que o motor de HD é um Brushless DC com baixo torque, que roda na casa dos 5.000 RPM. Eu posso estar muito errado, porque eu não sei a dinâmica do projeto que você está desenvolvendo, mas me parece que um motor de HD não tem nada do que você disse que precisa (controle de ângulo de giro) e muito do que você não parece precisar (alta velocidade)
De repente vale a pena voltar a conversar com seu orientador sobre essas características para reavaliar os requisitos do projeto.
Muito obrigado companheiro, tava precisando dessa exata resposta, já tô à uns dias pesquisando e ainda não vi nada sobre angulação e só sobre altas velocidades e tava me perguntando pq ele tinha sugerido essa ideia
Olá!
Embora o tópico seja antigo, achei que poderia comentar, até para me esclarecer.
Os HDs que eu conheço( antigos como eu ) tem 2 motores, um para rotacionar o disco, de alta velocidade e outro para posicionar a cabeça.
Não seria o de posicionar a cabeça aquele ao qual o orientador do OP estava se referindo?
Faz sentido, porque aí sim seriam motores de passo (os mais antigos) ou servomotores (os mais novos). No entanto, esses motores são bem mais complexos de operar, tanto em termos mecânicos quanto eletrônicos, além de não serem de desenvolvimento aberto. Ou seja, exigiriam um grande esforço de engenharia reversa para fazê-los funcionar fora dos seus circuitos/drivers originais.
Eu acho que seria um desvio de rota desnecessário no trabalho citado no post original.
@jvoloko se ainda estiver na escuta, poderia esclarecer que rumo tomou o seu trabalho?
This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.