Homeino - Um projeto revolucionário

Olá pessoal, venho por meio deste tópico vos comunicar sobre um projeto que estou prestes a concluir, e também lhes pedir opinião sobre o método de sustentar o projeto.
Vamos lá, criei um programa que gera o código a ser compilado no IDE Arduino através de figuras inseridas, isso é possível, pois, cada figura tem um código padrão e quando o usuário clica para inserir aquela determinada figura em seu projeto, um formulário é exibido para que o usuário preencha com as informações básicas, exemplo: pino ou nome.

Além de gerar o código, o programa também é capaz de se comunicar com os sensores e atuadores via porta serial, ou seja, você poderá acionar um atuador diretamente através do programa.
Estou tendo o cuidado de traduzir o programa para alemão, italiano, inglês, espanhol e francês(sem contar o português). O usuário também poderá criar um novo sensor ou atuador e deixar salvo para usar em projetos futuros, para isso baixa preencher um outro formulário, chamado “Formulário de criação de sensor ou atuador” que é um formulário que pedirá o código de funcionamento, biblioteca utilizada, nome e outras informações essenciais para o funcionamento do que está sendo adicionado. Esse sensor ou atuador poderá ser compartilhado com outros usuários.

O projeto está em etapa final, estou tendo alguns custos um tanto quanto elevados com servidor, banco de dados e site, então decidi disponibilizar - ao final do desenvolvimento - o programa em licença gratuita para testes, e para aqueles que desejem utilizar permanentemente, a licença custará 5 dólares.
Por que dólar? Para facilitar a compra em qualquer parte do mundo e por ser a moeda de pagamento dos serviços vinculados ao projeto. Por que cinco dólares? Com base em alguns cálculos, cheguei a esse menor valor, valor esse que será o suficiente para manter, operar e atualizar o projeto conforme a sua utilização.

Ficarei muito grato se vocês opinarem sobre o projeto.
Em breve atualizarei o post com imagem

Fork do Ardublock?

Lê os links aqui em baixo e diz o que é que o teu projecto tem de revolucionário:

https://learn.sparkfun.com/tutorials/alternative-arduino-interfaces
http://www.makeblock.com/showcase/graphical-programming-software-comparison

Pelo que vejo, todos eles são livres... todos eles estão completos com várias versões de bugs corrigidos... logo, não vejo quem vá pagar 5 dólares por um software que, a contar pela tua descrição, já existe e não custa um centavo.

Mas posso estar enganado... coloca aqui mais informações quando terminares e pode ser que apenas te tenhas enganado na maneira como descreveste o projecto.

Já agora, homeino soa mais a um projecto de domótica do que a uma interface gráfica...

Imagem da tela de interação com o usuário

Imagem da tela que gera o código automaticamente

Em relação ao que @bubulindo disse, realmente, parece ser não ser tão revolucionário, porém, estou dando agilidade e total oportunidade para que novos usuários sejam inseridos no mundo do Arduino. Esse projeto será uma mão na roda principalmente para professores da área, neles e nos novos usuários está o meu foco.
Sobre o pagamento para utilizar, você me fez repensar, estou estudando utilizar o Adsense para no mínimo conseguir arcar com as despesas dos servidores.
Muito obrigado por opinar, todas as opiniões são muito bem vindas. Desculpem pela demora em postar as imagens.
:slight_smile:

Sim... suponho que seja mais uma de mil e uma avenidas para entrar no Mundo do Arduino.

E como projecto pessoal não vejo nada de mal. Mas espero que não estejas a pensar fazer carreira disso. Quanto ao método que tens de financiar o projecto... eu não reparei em anúncios em nenhuma das opções que coloquei no post anterior, mas posso estar enganado. Falando por mim, se um site abre um anúncio ou é lento porque está a carregar anúncios é o suficiente para eu fechar a janela e não voltar mais. Mas não será o mesmo para o resto da população.

Sim, não pretendo ter um site completamente poluído por anúncios e não pretendo fazer carreira com isso, todavia, vejo um potencial nessa aplicação, principalmente se pensarmos em domótica.

JJSantos, sempre quis fazer um programa que fizesse isso, mas não tenho tempo e nem o conhecimento necessário.
Siga em frente com o seu projeto e tenha fé, faça no seu programa um diferencial que valha a pena comprar e não ligue para critica, absorva somente as coisas boas das criticas.
Se todos quisessem algo mais barato, o linux seria o SO mais usado do mundo!

tecdiego:
Se todos quisessem algo mais barato, o linux seria o SO mais usado do mundo!

Não sei se já entraste nesta década, mas... o Linux é o SO mais usado do Mundo. Pode não o ser nos computadores pessoais de secretária, mas é o SO mais utilizado em quase todos os outros ramos de computação. E especifiquei secretária porque até o Android é baseado em Linux... logo podes imaginar a quantidade de utilizadores.

Convém não esquecer o lobby da Microsoft na explicação de porque é que o Linux não é um competidor nos computadores de secretária. Preço é uma forte motivação, mas também o é manter um negócio... principalmente com o dinheiro da Microsoft envolvido à mistura. :wink: