Olá pessoal, venho por meio deste tópico vos comunicar sobre um projeto que estou prestes a concluir, e também lhes pedir opinião sobre o método de sustentar o projeto.
Vamos lá, criei um programa que gera o código a ser compilado no IDE Arduino através de figuras inseridas, isso é possível, pois, cada figura tem um código padrão e quando o usuário clica para inserir aquela determinada figura em seu projeto, um formulário é exibido para que o usuário preencha com as informações básicas, exemplo: pino ou nome.
Além de gerar o código, o programa também é capaz de se comunicar com os sensores e atuadores via porta serial, ou seja, você poderá acionar um atuador diretamente através do programa.
Estou tendo o cuidado de traduzir o programa para alemão, italiano, inglês, espanhol e francês(sem contar o português). O usuário também poderá criar um novo sensor ou atuador e deixar salvo para usar em projetos futuros, para isso baixa preencher um outro formulário, chamado "Formulário de criação de sensor ou atuador" que é um formulário que pedirá o código de funcionamento, biblioteca utilizada, nome e outras informações essenciais para o funcionamento do que está sendo adicionado. Esse sensor ou atuador poderá ser compartilhado com outros usuários.
O projeto está em etapa final, estou tendo alguns custos um tanto quanto elevados com servidor, banco de dados e site, então decidi disponibilizar - ao final do desenvolvimento - o programa em licença gratuita para testes, e para aqueles que desejem utilizar permanentemente, a licença custará 5 dólares.
Por que dólar? Para facilitar a compra em qualquer parte do mundo e por ser a moeda de pagamento dos serviços vinculados ao projeto. Por que cinco dólares? Com base em alguns cálculos, cheguei a esse menor valor, valor esse que será o suficiente para manter, operar e atualizar o projeto conforme a sua utilização.
Ficarei muito grato se vocês opinarem sobre o projeto. Em breve atualizarei o post com imagem
Pelo que vejo, todos eles são livres... todos eles estão completos com várias versões de bugs corrigidos... logo, não vejo quem vá pagar 5 dólares por um software que, a contar pela tua descrição, já existe e não custa um centavo.
Mas posso estar enganado... coloca aqui mais informações quando terminares e pode ser que apenas te tenhas enganado na maneira como descreveste o projecto.
Já agora, homeino soa mais a um projecto de domótica do que a uma interface gráfica...
Em relação ao que @bubulindo disse, realmente, parece ser não ser tão revolucionário, porém, estou dando agilidade e total oportunidade para que novos usuários sejam inseridos no mundo do Arduino. Esse projeto será uma mão na roda principalmente para professores da área, neles e nos novos usuários está o meu foco.
Sobre o pagamento para utilizar, você me fez repensar, estou estudando utilizar o Adsense para no mínimo conseguir arcar com as despesas dos servidores.
Muito obrigado por opinar, todas as opiniões são muito bem vindas. Desculpem pela demora em postar as imagens.
Sim... suponho que seja mais uma de mil e uma avenidas para entrar no Mundo do Arduino.
E como projecto pessoal não vejo nada de mal. Mas espero que não estejas a pensar fazer carreira disso. Quanto ao método que tens de financiar o projecto... eu não reparei em anúncios em nenhuma das opções que coloquei no post anterior, mas posso estar enganado. Falando por mim, se um site abre um anúncio ou é lento porque está a carregar anúncios é o suficiente para eu fechar a janela e não voltar mais. Mas não será o mesmo para o resto da população.
Sim, não pretendo ter um site completamente poluído por anúncios e não pretendo fazer carreira com isso, todavia, vejo um potencial nessa aplicação, principalmente se pensarmos em domótica.
JJSantos, sempre quis fazer um programa que fizesse isso, mas não tenho tempo e nem o conhecimento necessário.
Siga em frente com o seu projeto e tenha fé, faça no seu programa um diferencial que valha a pena comprar e não ligue para critica, absorva somente as coisas boas das criticas.
Se todos quisessem algo mais barato, o linux seria o SO mais usado do mundo!
tecdiego:
Se todos quisessem algo mais barato, o linux seria o SO mais usado do mundo!
Não sei se já entraste nesta década, mas... o Linux é o SO mais usado do Mundo. Pode não o ser nos computadores pessoais de secretária, mas é o SO mais utilizado em quase todos os outros ramos de computação. E especifiquei secretária porque até o Android é baseado em Linux... logo podes imaginar a quantidade de utilizadores.
Convém não esquecer o lobby da Microsoft na explicação de porque é que o Linux não é um competidor nos computadores de secretária. Preço é uma forte motivação, mas também o é manter um negócio... principalmente com o dinheiro da Microsoft envolvido à mistura.