Iniciação Arduino

Boas,

Queria iniciar-me com arduino e precisava dos vossos conhecimentos e ajuda. Sou formado em Engenharia Automóvel, mas cerca de 1/3 do curso foi electrónica, sendo também esse o meu gosto.

Trabalhei com PIC's, mas queria usar arduino por ser mais simples e barato.

Queria começar por algo simples, mas também porque é algo que preciso: Monitorização de humidade numa garagem.

Sei que há starter kits, mas não queria um dado já ter muita coisas em casa, como resistências e LED's... Para já queria o dito sensor DHT11 parece-me ser o indicado, e claro está, a board.

Ora a minha questão é a board, dado haver tantas :P O que aconselham? Só vai servir mesmo para ligar a este sensor, e consoante o valor da humidade, e com histerese activar/desactivar um transístor que controlará um relé.

Obrigado pela ajuda.

Isso vai ficar dentro de uma caixa? Há constrangimentos do ponto de vista de dimensões? Eu, pelo que é descrito, diria que um UNO ou um PRO MINI, dependendo do tamanho máximo que pode ter a placa.

O tamanho é qualquer um, no entanto o Uno parece-me maior e mais caro. Como é para fazer algo tão simples quero mesmo a board mais indicada, e a mais barata.

Não precisa de ficar numa caixa.

obrigado.

Olá!

Penso que a melhor opção é um Arduino Nano pois, é possível encontrar com FTDI por cerca de $3.

Abraço.

http://www.ebay.com/itm/1-mini-USB-Nano-V3-0-ATmega328-16M-5V-Micro-controller-CH340G-Board-Arduino-/181591402576?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a47b0e850

Este? Obrigado.

Sim.

O que eu estava a pensar era este, e utilizar um conversor como este. Assim, para "dentro da caixa" apenas vão 2€, o resto (0,68€) pode ser utilizados em outros projectos.

Boas,

Vou mesmo para esse, obrigado pela ajuda.

No entanto queria comprar um uno para começar a projectar algumas coisas. Pelo que percebi, mais vale comprar a board e os componentes que preciso, em vez de um kit.

Diferenças entre estas duas, para além do preço :P

http://www.ebay.com/itm/HOT-SALE-ATmega328P-CH340G-UNO-R3-Development-Board-Free-USB-Cable-for-Arduino-/191418826682?pt=LH_DefaultDomain_2&hash=item2c91737fba

http://www.ebay.com/itm/New-SunFounder-Lab-Uno-R3-Board-For-Arduino-ATMEGA328P-ATMEGA16U2-2012-/161135308519?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item258469aee7

Sim, regra geral um kit traz sempre alguma coisa que nao vais usar...

No entanto, como exemplo, eu que nao sou completamente inexperiente ainda preciso dum ou outro componente avulso que me esqueci que iria precisar ou nao o considerei. Suponho que no teu caso isto seja mais provavel e um kit por vezes podera ser util.

Dito isto, a necessidade dum kit depende muito do que pretendes fazer.

E sabes as diferenças entre as duas placas que mencionei?

Na pratica sao ambas uma copia do Arduino original…

Uma tem um processador (na fotografia) num formato que te permite troca-lo se queimar, o outro nao… a nao ser que sejas muito bom a soldar.

Tens aqui uma discussao dum dos criadores do Arduino acerca dos clones se quiseres:

Pessoalmente não comprava a mais barata. Pela razão que aponta o bubulindo e porque para ser tão barata não deve ser de grande qualidade.

Eu por outro lado acho que o preco do Arduino original nao e sinal de qualidade, mas apenas pelo autocolante "Made in Italy".

Dito isto e relativamente comum para estas placas a precos hiper baratos terem problemas como componentes de baixa qualidade que mais cedo ou mais tarde trazem dores de cabeca aos donos.