Iniciar-me no Arduino - Dúvidas

Boa noite, caros foristas.

Surgiu-me o interesse / necessidade de tentar criar eu próprio um quadro eléctrico de controlo de uma instalação eléctrica. Comecei a puxar pela cabeça e lembrei me do arduino, que já tinha ouvido falar tantas vezes mas não tinha ainda pegado nisto.

Sei programar em C, julgo que seja já uma vantagem.

As primeiras dúvidas são:
Que componentes comprar?
Estava a pensar comprar o arduino mega 2560 Rev3, já que a diferença para o Uno é tão pouca (nunca pensei que isto fosse tão barato).
Agora os próximos passos são: E que mais devo já adquirir? Sei que o processo vai ser longo (aprender a programar em arduino conhecendo a sua linguagem e a forma de usar os outputs e inputs) mas sei já o que necessito de fazer: Preciso de com o arduino ler sensores analógicos (tensões de 0 a 10V ou de 0 a 24V) e através desses sensores necessito de mandar accionar motores ou iluminação.

Estes motores vão ser accionados através de contactores de potência, mas, como é lógico, não posso atracar os contactores de potência directamente com os pinos do arduino.
Já vi umas placas por aí com relés, mas queria confirmar o que li: Os pinos do arduino são de 5V e permitem no máximo 20mA, é correcto?

Vi esta VMA05: I/O SHIELD FOR ARDUINO® – Velleman – Wholesaler and developer of electronics e esta placa http://www.clickplus.pt/p73379

Pesquisei sobre os relés que elas têm, e no caso da segunda, o relé precisa de 79mA. No caso da primeira precisa de 60mA. Isto significa que há mais nas placas que os simples relés, e que estas fazem amplificação do sinal de output do arduino, certo?

Ainda assim julgo que nenhuma destas é para o que quero. A maioria dos contactores de potência que temos são de 230VAC, e estes relés não parecem dar para 230VAC. Poderia ainda pensar em trocar as bobinas dos nossos relés para 24VDC, mas iria ser um grande inconveniente. Têm alguma dica sobre que placa de relés comprar para atracar bobinas de 230VAC e 300mA? (Bobinas Schneider LXD1P7 em inrush)

Outra coisa é: Onde adquirir fontes de alimentação para elas? Há algumas que aconselhem, ou pego numa genérica e só tenho que saber o tipo de jack DC?

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira

Boa noite Pedro. Bem-vindo ao fórum. Deixe-me dizer-lhe que para quem está a começar, não me parece que esteja muito mal preparado. Daquilo que li, está bastante "bem orientado", no entanto, deixe-me apenas fazer uma correcção.

Pedro_Oliveira:
(...) Ainda assim julgo que nenhuma destas é para o que quero. A maioria dos contactores de potência que temos são de 230VAC, e estes relés não parecem dar para 230VAC. (...)

Quando fala em 230VAC está a falar da tensão que ataca o contactor, ou seja, se eu percebi bem a ideia, este seria o valor de tensão que sairia da placa de relés que mostra nos links. Se reparar, cada relé tem associado um terminal com três contactos. Normalmente, esses três contactos são, um ponto comum, um contacto normalmente fechado (NC) e um contacto normalmente aberto (NO). Sendo assim, no ponto comum, pode ligar o valor de tensão, que pode até ser 230VAC (neste caso isso apenas depende do relé que está na placa e pelo que vejo está não permite este tipo de valores, mas basta mudar de placa e não de "filosofia"). Quando quero procurar qualquer coisa barata e que tenho alguma urgência uso directamente o ebay. Se o que é preciso é qualidade, normalmente, Adafruit ou SparkFun, são boas hipóteses (mas não as únicas). Para a fonte de alimentação a lógica é a mesma (por exemplo ebay, pode ser uma opção). Os únicos condicionalismos são ter uma tensão entre 7 e 12V (DC) e ter corrente suficiente para as necessidades de todo o sistema. O que eu já usei, foi uma coisa deste género: http://www.ebay.co.uk/itm/DC-5V-12V-24V-Universal-Regulated-Switching-Power-Supply-for-LED-Strip-CCTV-UK-/191116152223?var=&hash=item2c7f690d9f

Qual é a tensao de comando dos contactores de potência?

luisilva:
Boa noite Pedro. Bem-vindo ao fórum. Deixe-me dizer-lhe que para quem está a começar, não me parece que esteja muito mal preparado. Daquilo que li, está bastante "bem orientado", no entanto, deixe-me apenas fazer uma correcção.
Quando fala em 230VAC está a falar da tensão que ataca o contactor, ou seja, se eu percebi bem a ideia, este seria o valor de tensão que sairia da placa de relés que mostra nos links. Se reparar, cada relé tem associado um terminal com três contactos. Normalmente, esses três contactos são, um ponto comum, um contacto normalmente fechado (NC) e um contacto normalmente aberto (NO). Sendo assim, no ponto comum, pode ligar o valor de tensão, que pode até ser 230VAC (neste caso isso apenas depende do relé que está na placa e pelo que vejo está não permite este tipo de valores, mas basta mudar de placa e não de "filosofia"). Quando quero procurar qualquer coisa barata e que tenho alguma urgência uso directamente o ebay. Se o que é preciso é qualidade, normalmente, Adafruit ou SparkFun, são boas hipóteses (mas não as únicas). Para a fonte de alimentação a lógica é a mesma (por exemplo ebay, pode ser uma opção). Os únicos condicionalismos são ter uma tensão entre 7 e 12V (DC) e ter corrente suficiente para as necessidades de todo o sistema. O que eu já usei, foi uma coisa deste género: http://www.ebay.co.uk/itm/DC-5V-12V-24V-Universal-Regulated-Switching-Power-Supply-for-LED-Strip-CCTV-UK-/191116152223?var=&hash=item2c7f690d9f

Boa noite, Caros Luís e Hugo, e obrigado desde já pela ajuda.

De facto, a tensão de 230V que falo será a tensão de comando (que ataca) os contactores de potência e nenhum dos dois relés das placas consegue manobrar 230V no circuito de saída: http://www.farnell.com/datasheets/1717892.pdf (120VAC) e http://www.mouser.com/ds/2/307/G5LE_0813-267607.pdf (120VAC de carga para o relé a 5VDC).

Daqui, terei que então arranjar uma placa que possa aguentar os 230V no circuito secundário do relé. Alguém me pode indicar uma? Já estive a pesquisar nos sites não-ebay e não encontrei. Entretanto vou pesquisar amanhã no site das marcas que me deu.

Quando se chama "shield" a alguma coisa, é tipo placa add-on?
Mais uma questão: Até que tensões e de que tipo (AC ou DC) podem receber os pinos analógicos? A única coisa que li só diz que se pode aumentar o limite de 5V:
"Arduino/Genuino Mega 2560 has 16 analog inputs, each of which provide 10 bits of resolution (i.e. 1024 different values). By default they measure from ground to 5 volts, though is it possible to change the upper end of their range using the AREF pin and analogReference() function.
There are a couple of other pins on the board:
AREF. Reference voltage for the analog inputs. Used with analogReference().
Reset. Bring this line LOW to reset the microcontroller. Typically used to add a reset button to shields which block the one on the board."

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira

edit: parece que já encontrei uma: http://www.dx.com/p/arduino-compatible-4-channel-relay-shield-module-144762#.VcKgkPlViSI

mas amanhã vejo melhor!

Mais uns exemplos de placas de relés:

Um shield é uma daughter board. No entanto como a placa mãe do Arduino tem os conectores à volta, quando se encaixa uma placa filha a 1ª fica tapada, formando assim a 2ª um escudo. (é rebuscado, mas tem lógica, se pensar-mos)

Em relação aos limites dos pinos analógicos, no texto que colocou diz tudo. O limite é entre GND e +5V, sendo que este último pode ser alterado para valores até ao máximo de +5V. Sendo assim, apenas pode ligar a este tipo de pinos sinais DC (uma vez que o valor mínimo é GND).

luisilva:
Mais uns exemplos de placas de relés:

SainSmart | Desktop CNC, 3D Printing & DIY Tools | Power to the Makers – SainSmart.com
http://www.dfrobot.com/index.php?route=product/search&description=true&search=relay

Um shield é uma daughter board. No entanto como a placa mãe do Arduino tem os conectores à volta, quando se encaixa uma placa filha a 1ª fica tapada, formando assim a 2ª um escudo. (é rebuscado, mas tem lógica, se pensar-mos)

Em relação aos limites dos pinos analógicos, no texto que colocou diz tudo. O limite é entre GND e +5V, sendo que este último pode ser alterado para valores até ao máximo de +5V. Sendo assim, apenas pode ligar a este tipo de pinos sinais DC (uma vez que o valor mínimo é GND).

Muito obrigado mais uma vez pela sua ajuda, Luís. Confesso que entre ontem e hoje não tive tempo de pesquisar nada, mas julgo que possa dar me já feedback sobre o seguinte:

Os shields de arduino uno podem funcionar nos mega, se eu ligar os pinos aos correctos via cabos de jumper de arduino?

Há shields ou placas que possam receber sinais analógicos (DC e não DC) com mais de 5V e que depois convertam o sinal para ser recebido pela placa de arduino em si?

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira