Boa noite, caros foristas.
Surgiu-me o interesse / necessidade de tentar criar eu próprio um quadro eléctrico de controlo de uma instalação eléctrica. Comecei a puxar pela cabeça e lembrei me do arduino, que já tinha ouvido falar tantas vezes mas não tinha ainda pegado nisto.
Sei programar em C, julgo que seja já uma vantagem.
As primeiras dúvidas são:
Que componentes comprar?
Estava a pensar comprar o arduino mega 2560 Rev3, já que a diferença para o Uno é tão pouca (nunca pensei que isto fosse tão barato).
Agora os próximos passos são: E que mais devo já adquirir? Sei que o processo vai ser longo (aprender a programar em arduino conhecendo a sua linguagem e a forma de usar os outputs e inputs) mas sei já o que necessito de fazer: Preciso de com o arduino ler sensores analógicos (tensões de 0 a 10V ou de 0 a 24V) e através desses sensores necessito de mandar accionar motores ou iluminação.
Estes motores vão ser accionados através de contactores de potência, mas, como é lógico, não posso atracar os contactores de potência directamente com os pinos do arduino.
Já vi umas placas por aí com relés, mas queria confirmar o que li: Os pinos do arduino são de 5V e permitem no máximo 20mA, é correcto?
Vi esta VMA05: I/O SHIELD FOR ARDUINO® – Velleman – Wholesaler and developer of electronics e esta placa http://www.clickplus.pt/p73379
Pesquisei sobre os relés que elas têm, e no caso da segunda, o relé precisa de 79mA. No caso da primeira precisa de 60mA. Isto significa que há mais nas placas que os simples relés, e que estas fazem amplificação do sinal de output do arduino, certo?
Ainda assim julgo que nenhuma destas é para o que quero. A maioria dos contactores de potência que temos são de 230VAC, e estes relés não parecem dar para 230VAC. Poderia ainda pensar em trocar as bobinas dos nossos relés para 24VDC, mas iria ser um grande inconveniente. Têm alguma dica sobre que placa de relés comprar para atracar bobinas de 230VAC e 300mA? (Bobinas Schneider LXD1P7 em inrush)
Outra coisa é: Onde adquirir fontes de alimentação para elas? Há algumas que aconselhem, ou pego numa genérica e só tenho que saber o tipo de jack DC?
Muito Obrigado,
Pedro Oliveira