IRremote multiplos transmissores

Estou com um projeto para controlar vários ares-condicionados (24), e para isso preciso enviar sinais IR independentes.

Estou usando a biblioteca IRremote no Arduino Mega2560, e não estou conseguindo enviar em mais que um pino, e só nos definidos pela biblioteca.

Alguém conhece alguma outra biblioteca para envio de sinal IR onde eu possa escolher quais e quantos pinos serão usados?

Grato!

Já pensou em usar um mux? A menos que você precisa controlar todos simultaneamente, você configura a saída do mux usando três portas, e manda o sinal usando uma.

Dá uma olhada no CI CD4851 ou CD4051 / 74HC4851/74HC4051 (todos são iguais)

Caraca to com a mesma duvida !

mas no meu caso preciso controlar apenas 3 tvs diferentes !

continuo procurando soluções ! caso encontre alguma eu posto aqui !

mmcromero:

Precisa ser exatamente ao mesmo tempo? Não poderia fazer uma varedura e em cada passo enviar um comando a um aparelho diferente?

carlosad1981:

mmcromero:

Precisa ser exatamente ao mesmo tempo? Não poderia fazer uma varedura e em cada passo enviar um comando a um aparelho diferente?

Amigo no meu caso justamente não deve ser ao mesmo tempo ! Deixa eu tentar explicar !

Tenho 3 tvs para controlar cada uma em uma sala ! já testei colocar os 3 transmisores no mesmo pino e funcionou perfeitamente ! MASSSSS ai entra o problema ! Pois se eu tenho os 3 no mesmo pino quando controlo 1 tv acabo controlando as outras 2 tb ! Então gostaria de achar uma forma de separar cada transmissor em um pino.

Opa, blz? Desculpe a demora! Então, vc ja pensou em usar o negativo de cada led em portas diferentes do arduino? Assim vc poderia ligar ou desligar as portas dos leds que vc não gostaria que funcionasse (ou não) naquele momento...

Só uma ideia... :slight_smile:

carlosad1981:
Opa, blz? Desculpe a demora! Então, vc ja pensou em usar o negativo de cada led em portas diferentes do arduino? Assim vc poderia ligar ou desligar as portas dos leds que vc não gostaria que funcionasse (ou não) naquele momento...

Só uma ideia... :slight_smile:

Cara a ideia me pareceu genial não tinha pensado nisso ! mas agora fiquei na duvida de como fazer isso ! Quando uma porta é configurada para OUTPUT com a função pinMode e configurada para LOW com a digitalWrite tem o mesmo efeito do GND. mas e ai como que eu ativaria e desativaria essa porta ? Levando em consideração que se eu usar o comando digitalWrite HIGH eu estarei mudando o estado da porta de 0v para 5V e ai estarei alimentando o led com 5v no terminal catodo ! pela logica ele não funcionará e terei o resultado que quero ! mas a minha duvida é se isso não pode danificar o led ou uma das portas do arduino ??? pois estarei mandando voltagem positiva para o terminal catodo e para o anodo !

mmcromero:
mas a minha duvida é se isso não pode danificar o led ou uma das portas do arduino ??? pois estarei mandando voltagem positiva para o terminal catodo e para o anodo !

Vc conhece os Displays de LED 7 segmentos? Lembre que se faz isso direto naqueles leds para fazer funcionar... e não os queima... :wink:

E outra, se vc ainda estiver com medo, ou vc tmb poderá usar transistor nessas portas, sacou? Eu só não sei quanto de corrente o arduino suporta com a porta desligada... (Porta digital em LOW simulando o GND). Qual é a corrente dos teus LEDs?

Então o uso de transistor me parece muito confiável... :wink:

Amigo desculpa a demora mas queria testar bem antes de dizer que deu certo ! valeu ai pela ajuda funcionou perfeitamente !