Led L piscando ao ligar arduino

Ao ligar a primeira vez meu arduino, conectei ao suporte de usb do computador através de um cabo de aproximadamente 20 centimetros que vem junto ao kit do mesmo. Os leds ON e L acendem e o L pica piscando e não pára. Fazendo teste de um led vermelho lado positivo no conector 13 e lado negativo no conector GND do arduino acende normal e o led L continua piscando. Ao fazer o teste pela protoboard verifica normal mas dá erro ao carregar, printei a tela abaixo:

Arduino: 1.8.15 (Windows 10), Placa:"Arduino Uno"

O sketch usa 924 bytes (2%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 32256 bytes.

Variáveis globais usam 9 bytes (0%) de memória dinâmica, deixando 2039 bytes para variáveis locais. O máximo são 2048 bytes.

avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding

avrdude: stk500_getsync() attempt 1 of 10: not in sync: resp=0xc5

avrdude: stk500_getsync() attempt 2 of 10: not in sync: resp=0xc5

avrdude: stk500_getsync() attempt 3 of 10: not in sync: resp=0xc5

avrdude: stk500_getsync() attempt 4 of 10: not in sync: resp=0xc5

avrdude: stk500_getsync() attempt 5 of 10: not in sync: resp=0xc5

avrdude: stk500_getsync() attempt 6 of 10: not in sync: resp=0xc5

avrdude: stk500_getsync() attempt 7 of 10: not in sync: resp=0xc5

avrdude: stk500_getsync() attempt 8 of 10: not in sync: resp=0xc5

avrdude: stk500_getsync() attempt 9 of 10: not in sync: resp=0xc5

avrdude: stk500_getsync() attempt 10 of 10: not in sync: resp=0xc5

Problem uploading to board. See https://support.arduino.cc/hc/en-us/sections/360003198300 for suggestions.

Este relatório teria mais informações com
"Mostrar a saida detalhada durante a compilação"
opção pode ser ativada em "Arquivo -> Preferências"

Como sou iniciante não entendo muito mas já lí que essas protoboards baratas geralmente dá problemas de folgas aos jumpers. Está configurado para Arduino Uno, porém ele é genérico, será que eu teria que setar outra entrada. Verifiquei que existe uma outra chamada Arduino Uno Wifi poderia ser isso? Apesar que meu computador está ligado através de cabo e não por Wifi.

Esse é um erro que pode ter várias causas. Leia esta PÁGINA que inclui vários desses casos. Seria muito longo expô-lo aqui
Saudações e boa sorte.

Ola @robertoarruda ,
a causa mais comum para novos usuários de arduino, é a falta do driver para o
chip USB/COM.
Qual arduino é o seu?
É arduino original ou genérico?
Na IDE, tab tools (ferramentas), o item port(Porta) aparece cinza ou preta com um valor de COM.
Se aparecer preta, está "ticada"?

RV mineirin

Está tocada em negrito a Com1. Mas quando você mencionou o drive me lembre que em um tutorial falava disso. Como eu faço para buscar o drive do usb do meu Arduino? Ele é genérico.

Carregar o drive ou verificar se está instalado, pois, se consigo fazer teste com eles direto nele, ser a que seria o drive mesmo? Será que não é problema do protoboard? Tem como eu testar pra ver se é problema nele?

This topic was automatically closed 120 days after the last reply. New replies are no longer allowed.