Leitura estranha em portas analogicas

Olá a todos começo a partir de agora a fazer parte do mundo Arduino. E ja comecei mal, adquiri a 1 mes um Freeduino e nele estou brincando com lcd e um Thermistor. Porem preciso colocar nele 3 botões e foi ai que vi a dificuldade, as portas analogicas deste está lendo uma variação estranha de valores sem ter qualquer equipamento inserido. Quando coloco o thermistor o valor estabiliza, mas se tiro o sensor, eu acho que deveria zerar a leitura e nao está acontecendo isso. Alguem sabe dizer se tem alguma programação ou se tem alguma coisa de errada para eu poder corrigir? Ja tirei o cabo serial, ja usei bateria no lugar da fonte, nao sei o q pode ser.

Sem nada ligado aos pinos eles ficam a flutuar e apanham todo o tipo de ruido electromagnétioco que anda no ar, por exemplo ondas de rádio, tv, telemoveis, ruido de motores electricos, de transformadores, fontes comutadas, tudo e mais alguma coisa e por isso o valor não é zero mas sim um valor que está sempre a variar, o mesmo acontece com as entradas digitais, se ficarem desligadas tanto podem ler HIGH como LOW, é conforme o ruido que apanharem, e é perfeitamente normal, por isso é que nunca se deixam pinos desligados quando são entradas e se usam pull-ups ou pull-downs.

Putis, ñ sabia das digitais ñ…
Então ñ dá pra usar push buttons nas digitais? Preciso de 3 pinos, aterrar qdo ñ ta apertado?

Amigo, foi batata… sua dica foi fundamentalpara eu entender o funcionamento das leituras nas portas analogicas. olha so, eu estou com um thermistor de achei numa placa de computador ligando num resistor de 10k, seria ± assim: 5v em uma perna do thermistor, na outra perna tem a resistencia e um fio, a resistencia vai no gnd e o fio na porta analogica, por coincidencia eu desliguei o 5v e a medição da porta zerou, ou seja a resistencia ligada no gnd e indo ro pino 0 fez o pino zerar, quando entrou os 5v o tehrmistor passou a dar o resultado. ai q eu fui entender q os meus botões nao estavam aterrados na resistencia de 10k, dai pra frente foi so ligar uns resistor de 1k nos botoes e tudo ficou bem… muito obrigado pela dica.