Ler banco de dados no SD

Estou iniciando no Arduíno e no C#, por isso estou tendo algumas dificuldades que para muitos será simples.
Estou fazendo um programa que vai acionar determinados atuadores por determinado tempo, e digamos que eu tenho diversas “receitas” diferentes para coisas diferentes.
Eu ia criar o banco de dados em um arquivo .CSV parecido com as linhas abaixo:
Processo1 ação1 ação2 ação3 tempo1 tempo2 tempo3
Processo2 ação1 ação2 ação3 tempo1 tempo2 tempo3
Processo3 ação1 ação2 ação3 tempo1 tempo2 tempo3
Processo4 ação1 ação2 ação3 tempo1 tempo2 tempo3

Minha ideia é colocar esses arquivo em um SD e ir passando os nomes do processo no display e carregando meus array de variável de ação e tempo, e quando eu encontrar o processo que quero eu apeto um botão e o processo se inicia…
Tentei dar uma olhada no assunto mas não encontrei um programa comentado, para que eu possa entender o comandos usados.
Queria saber se alguém pode me ajudar com um exemplo e ir comentando os processos.

Talvez se em vez de aprender C# se aprendesse C++ o processo fosse mais fácil. :slight_smile:

A internet está cheia de exemplos para trabalhar com o carão SD:
link 1
link 2
link 3

são alguns exemplos (apenas 3 que apareceram no google quando pesquisei “arduino SD menu”), mas há mais.

luisilva:
Talvez se em vez de aprender C# se aprendesse C++ o processo fosse mais fácil. :slight_smile:

A internet está cheia de exemplos para trabalhar com o carão SD:
link 1
link 2
link 3

são alguns exemplos (apenas 3 que apareceram no google quando pesquisei “arduino SD menu”), mas há mais.

Como abrir e fechar um arquivo no SD eu já tinha visto e de monte no google… até como escrever eu entendi… o que eu preciso é ler dados específicos no arquivo…
vou especificar um pouco mais minha duvida pra ver alguém pode me ajudar…
Depois que eu abro o arquivo, como posicionar o cursor no inicio de cada linha?
Como colocar cada coluna do arquivo CSV em um array?

O "cursor", como diz, fica automaticamente no início do arquivo. A partir daí é como ler um ficheiro de texto normal e pode guardar o resultado num array de char (string). Como o ficheiro CSV é um ficheiro de texto em que os valores estão separados por virgulas (CSV significa "comma separated values", isto é, valores separados por virgulas), a partir daí pode processar a string (por exemplo com a função strtok) para retirar os vários valores de cada linha. A mudança de linha deve ser feita com o caracter especial CR ou então LF (ou ambos). Deve verificar se algum desses valores existe e parar de ler uma linha.