Ler estado de Rele com Arduino?

Boa Noite, ArduinoAddicts! Estou a desenvolver o meu primeiro projecto de Arduino, e tenho um Sensor LM35 para ler a Temperatura, e caso essa temperatura seja superior a 30 graus ele indica me no LCD TEMP. ALTA | Ventilação em Funcionamento. Esta ventilação esta ativa atravez de um Rele e estou a ter do Feedback disso atravez da função bitRead, a questão é que mesmo se o Rele falhar e nao acionar a Ventilação ele vai indicar na mesma que esta a funcionar quando na verdade nao esta, como posso obter o estado real do Ventilador?

Cumprimentos

Quantos contactos tem o relé? O ventilador é CC ou CA (e qual a tensão)?

Ola luis o Ventilador é CC 12V é um projecto para uma pequena estufa pelo que todos os assecórios(Ventilador,Aquecimento,ElectroValvulas) serão 12V, alimentados por uma fonte de Computador ou Energia Solar, o Relé é de 3 Entradas, IN, VCC, GND, e 3 SAIDAS( mas estao em Chines nao sei que dizem lol)

Obrigado desde ja!

Se houvesse um contacto disponível era fácil: ligavam-se 5V no comum e ligava-se a saída directamente ao Arduino. Assim, tem que se ligar o sinal de 12V, mas através de algum "dispositivo" que reduza a tensão (o Arduino apenas suporta 5V CC nas entradas). Pode usa, por exemplo uma resistência e um Zener.

Não era mais facil eu comprar os tais Reles com um Pino a mais?

É que eu vou precisar saber o estado Real de 3 Equipamentos:

Electro Valvula de Rega

Aquecimento de Estufa

Ventilador

Porque sabendo o estado real deles, eu vou imprimir no LCD a Mensagem: Equipamento X em Funcionamento! ou FALHA NO EQUIPAMENTO X!

oBRIGADO

Já está a mudar as coisas! Porque não referiu isso logo no início?
Pode ver, por exemplo na wikipedea os tipos de relés que existem e procurar e comprar o que lhe é mais útil. Por outro lado pode associar um circuito com Zener, como referi no post anterior a cada um dos relés para devolver informação ao sistema do estado do relé. O circuito é simplesmente: