Ligação externa de campainha em telefone

Olá pessoal tenho pouca esperiencia na programação e gostaria da ajuda de vocês.
O projeto que quero montar é o seguinte:

Tenho um telefone IP e preciso criar uma campainha externa pois trabalho bem distante dele e não consigo ouvir quando tem ligação. Sendo assim, consigo utilizar o sinal de um LED que acende quando esta recebendo chamanas. Este LED emite um sinal em torno de 2,5 V alternando em 500 milisegundos quando ocorre chamadas. Mas existe outro problema também, pois o mesmo LED fica alterando quando ocorre uma chamada perdida, e desta vez ele acende a cada 1 segundo.

Minha ideia inicial era de utilizar uma entrada analogica e configurar uma tensão de 2 V, mas minha maior dificuldade é referente como programar para que ele possa distinguir o tempo com que o LED pisca e consequentemente ligue uma saída somente quando ocorrer na alternancia de 500 milisegundos.

Desde já grato!

So the LED is 500ms on and 500ms off when ringing, and once (how long) every second?

I would start a timer when the LED comes on, and if it's still on 400ms later, then the phone is ringing.

Tenho um telefone IP

Tens acesso ao servidor SIP onde esse telefone está a registar?
Podes conectar o teu arduino com uma placa de rede ao teu servidor SIP e acrescentares essa extensão a um grupo onde esteja esse telefone.Quando alguem ligar para o numero do telefone a extensao arduino ira também ser notificada.
Vê isto,
http://www.nerdybynature.com/category/asterisk/

Pode usar um sensor LDR colado ao lado do LED para não precisar abrir ou soldar nada.
Faça como o Steave disse, meça o tempo que o led está ligado e a partir disso sabe se está tocando ou chamada perdida.
Vai usar a função millis para medir o tempo.

A solução do Hugo é melhor ainda se tiver acesso.