ligando dez motores de passo

oi, sou novo no mundo do Arduíno, me interessei muito, mas pretendo comprar um Arduíno somente quando meu projeto estiver melhor estruturado, tenho que fazer dez discos girarem independentemente de forma precisa, tem que dar voltas completas então tenho que usar motores de passo, estes discos vão gira em tempos determinados e também terá comandos via Bluetooth, existe alguma motor shield para controlar dez motores deforma independente? mas uma duvida posso conectar vários cabos no +5v e no gnd ou só posso conectar uma coisa de cada vez?
valeu galerinha!!! :smiley: :smiley:

Uma pergunta. Os motores têm (ou podem eventualmente) que girar ao mesmo tempo. Penso que não fica claro apenas com a indicação que "estes discos vão gira em tempos determinados".

Não conheço os escudos todos para controlar motores, mas tenho muitas dúvidas que exista algum que exista algum capaz de controlar 10 motores ao mesmo tempo. Poderá encontrar algum que consiga controlar 3, ou até talvez 4, mas penso que 10 não. Este tipo de shields são muito utilizados no fabrico de impressoras 3D e máquinas CNC, por isso, eu tentaria começar a pesquisa por aí.

Também não conheço os preços mas se forem individuais e tiver que comprar 10, não lhe vai sair barato. O mesmo para os motores, se não estiver a pensar usar que retire de equipamentos velhos, pode sair caro. Este tipo de motores é muito comum em leitores/gravadores de CD/DVD e velhas drives de disquetes.
Exactamente testando este último ponto há bastante pouco tempo, fiz o meu próprio driver com componentes discretos (transistores, resistências e díodos), mas neste caso para tantos motores, não aconselho (seriam muitíssimos componentes para montar em breadboard's). No entanto uma situação intermédia seria comprar apenas os chips (h-bridge) e construir o driver para os 10 motores (pode ser complicado também, mas deve ficar mais barato).