ligando dez motores de passo

oi, sou novo no mundo do Arduíno, me interessei muito, mas pretendo comprar um Arduíno somente quando meu projeto estiver melhor estruturado, tenho que fazer dez discos girarem independentemente de forma precisa, tem que dar voltas completas então tenho que usar motores de passo, estes discos vão gira em tempos determinados e também terá comandos via Bluetooth, existe alguma motor shield para controlar dez motores deforma independente? mas uma duvida posso conectar vários cabos no +5v e no gnd ou só posso conectar uma coisa de cada vez?
valeu galerinha!!! :smiley: :smiley:

Uma pergunta. Os motores têm (ou podem eventualmente) que girar ao mesmo tempo. Penso que não fica claro apenas com a indicação que "estes discos vão gira em tempos determinados".

Não conheço os escudos todos para controlar motores, mas tenho muitas dúvidas que exista algum que exista algum capaz de controlar 10 motores ao mesmo tempo. Poderá encontrar algum que consiga controlar 3, ou até talvez 4, mas penso que 10 não. Este tipo de shields são muito utilizados no fabrico de impressoras 3D e máquinas CNC, por isso, eu tentaria começar a pesquisa por aí.

Também não conheço os preços mas se forem individuais e tiver que comprar 10, não lhe vai sair barato. O mesmo para os motores, se não estiver a pensar usar que retire de equipamentos velhos, pode sair caro. Este tipo de motores é muito comum em leitores/gravadores de CD/DVD e velhas drives de disquetes.
Exactamente testando este último ponto há bastante pouco tempo, fiz o meu próprio driver com componentes discretos (transistores, resistências e díodos), mas neste caso para tantos motores, não aconselho (seriam muitíssimos componentes para montar em breadboard's). No entanto uma situação intermédia seria comprar apenas os chips (h-bridge) e construir o driver para os 10 motores (pode ser complicado também, mas deve ficar mais barato).

Penso que não fui muito esclarecedor, mas a pergunta também não ajuda muito. Ficam algumas ideias que se ainda não tinha ponderado poderão ser de grande ajuda.

Como não vai ser muito possível, e os discos vão ficar empilhados vou tentar fazer um trilho pela lateral para fazer um motor subir e descer e correias envolta dos discos estão assim só uso dois motores. Agora me vem outra pergunta: existe algum pistão para poder elevar este motor de forma precisa?

Pistão? Não consegue fazer isso com outro motor? Se está a pensar num pistão pneumático, esqueça essa ideia.

Creio que motores de passo consomem mais que 5 volt... Mas dependerá do modelo e tamanho.

Vais precisar duma boa fonte de alimentação para isso.

Podes usar mais que um Arduino... Os shields não são a maneira mais simples de fazer isto porque todos eles vão ligar aos mesmos pinos deixando outros sem funcionalidade.

Creio que o máximo que conseguirás controlar serão dois motores de passo por shield, mas não tenho a certeza.

Já pensaste em ligar tu um controlador de motor de passo em vez de ires por shields?

bubulindo:
Creio que motores de passo consomem mais que 5 volt...

Os motores consomem tensão (volts)?
E sim, há motores passo-a-passo que podem ser ligados a 5V. Como disse fiz um par de experiência com motores de leitores de CD e de disquetes velhos que tinha aqui por casa e pelo menos os dos leitores de disquete são ligados a 5V. Mas numa coisa estou de acordo, possivelmente não devem ser fáceis de encontrar motores com estas características.

Olá.
Creio que no teu caso um Motor Shield não seria a solução também.
Talvez seja de montar o seu próprio circuito com o chip L293D que vai no motor shield.
Abraço!

luisilva:

bubulindo:
Creio que motores de passo consomem mais que 5 volt...

Os motores consomem tensão (volts)?
E sim, há motores passo-a-passo que podem ser ligados a 5V. Como disse fiz um par de experiência com motores de leitores de CD e de disquetes velhos que tinha aqui por casa e pelo menos os dos leitores de disquete são ligados a 5V. Mas numa coisa estou de acordo, possivelmente não devem ser fáceis de encontrar motores com estas características.

Ups... Estava em modo trolha.
Motores de passo de 5volt não são fáceis de encontrar e o binário poderá não ser muito.

Por outro lado, e provavelmente seria isto que queria dizer, alimentar isto com USB não é boa ideia.

Valeu galera, consegui usar dois motor drivers pra ligar dois motores de passo e vou usar um "braço" para articular o outro motor