Ligar Arduino no 100v

Olá pessoal,

Alguém sabe como posso alimentar uma placa arduino com 110v. Claro que preciso de um conversor. Mas é possível? Criei um circuito para funcionar ligado a uma tomada para verificar flutuação de energia. Mas não quero usar uma bateria para alimentar o circuito. Quero que ele funcione diretamente extraíndo a energia da tomada.

Assim que resolver esse problema eu posto o esquema no fórum.

Obrigado, Max

Precisas e um transformador, basta um transformador vulgar que passe de 110v alternados para no minimo 5v contínuos.
Facilmente encontras, procura em transformadores velhos de telemoveis, aparelhos de som, radios… tens muitos que dao, tens é de ter a certeza que tem pelo menos 5v continuos na saida.

Abraço

Sucata de hubs Ethernet, sucata de caixa de som, sucata de brinquedos em geral vêm com aqueles conversores CC-CA, que geralmente são de 5 V. Se for de mais do que 5V, é só comprar um regulador de tensão 7805 e ligar, é muito fácil, você encontra na internet como fazer

Qualquer dúvida tamos aew

O próprio Arduino tem um 7805, nao tem? pelo menos um regulador de tensão ele tem, pois se é possível ligar uma pilha de 9v tem de ter alguma coisa do género…
So falta saber qual é a tensão máxima que podes meter, acredito que ate 12v nao seja problema nenhum.

Abraço

Fidel:
O próprio Arduino tem um 7805, nao tem? pelo menos um regulador de tensão ele tem, pois se é possível ligar uma pilha de 9v tem de ter alguma coisa do género…
So falta saber qual é a tensão máxima que podes meter, acredito que ate 12v nao seja problema nenhum.

Abraço

Eu acho que ele se referia a 110V ac e não dc. Seja como for, o Arduino não aguentaria com 110V dc na mesma.

O ideal (se for realmente 110V dc) é usar um transformador e um rectificador com filtragem ou um carregador de telemóvel. :slight_smile:

Pois, foi o que eu tinha dito mais a cima, no caso de ser 110v ac pode sempre usar um carregador de telemovel.

Na verdade você não precisa de um transformador, de uma olhada neste artigo sobre fonte de alimentação sem transformador:

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/670

Edson

Sim, é verdade mas isso so serve para muito baixas tensões... e as ideias que tanto eu como o bubulindo e o neuron_upheaval demos seria para reutilizar o que é comum ter em casa... Alguns carregadores de telemóveis tem 5v 1A, o que já é bem bom...

Abraço

Fidel: Sim, é verdade mas isso so serve para muito baixas tensõescorrentes... e as ideias que tanto eu como o bubulindo e o neuron_upheaval demos seria para reutilizar o que é comum ter em casa... Alguns carregadores de telemóveis tem 5v 1A, o que já é bem bom...

Abraço

Para quem tiver componentes por casa, fazer algo assim sem transformador é simples. O problema é a proteccão. Basta um dos componentes no andar de entrada falhar e corres o risco de ver faíscas a sair da parede. Um fusível na entrada ajudaria de certa forma, mas em caso de falha o sistema dava a vida ao criador. Não deixa de ser um bom sistema para quem sabe o que está a fazer. Mas para quem está a comecar, acho que não é o mais adequado. Mas isto é a minha opinião pessoal.

Tem um que fiz que é 90 Vac a 240Vac com saída para 12V e 5V com um rele, ele gera até 75 mA, se fosse somente 110Vac ou 220Vac o projeto ficaria bem mais fácil

Esse é o link dele:

http://www.eck-projeto-eletronico.com.br/2011/08/09/desenvolvimento-projeto-eletronico-chave-por-controle-remoto-para-cargas-resistivas-e-indutivas-lampadas/

Edson