Ligar Ecrã TFT 3.2" ao Arduino Mega

Boas,
Iniciei-me nestas andanças do Arduíno é pouco tempo, e tenho estado a desenvolver um projeto pessoal que já avançou significativamente.

Mas achei que “tinha pouca lenha para me queimar” e vai daí , comprei um ecrã TFT 3.2” , (pois é dei um passo maior do que a perna), já estive a pesquisar códigos fonte de exemplos para este LCD e há vários, a questão é que todos eles a certa altura têm:

// Arduino Mega:
// -------------------
// Standard Arduino Mega/Due shield            : <display model>,38,39,40,41
// CTE TFT LCD/SD Shield for Arduino Mega      : <display model>,38,39,40,41
//
// Remember to change the model parameter to suit your display module!
UTFT myGLCD(ITDB32S,38,39,40,41);

A questão é como posso saber o modelo do LCD que comprei?

Aguardo a vossa preciosa ajuda
NJPinheiro

Bem vindo ao forum

A questão é como posso saber o modelo do LCD que comprei?

Perguntares a quem to vendeu ou espreitares la a referencia ;D Depois pesquizares se ja existe algo compativel com ele

Uma foto ou um link para uma imagem do LCD ajudava bastante na resposta à pergunta.

luisilva: Uma foto ou um link para uma imagem do LCD ajudava bastante na resposta à pergunta.

Olá luisilva, Eu postei o link do que comprei, se vir onde digo TFT 3.2" tem link.

Em todoo caso já descobri o modelo do meu TFT é o SSD1289.

Agora estou é com algumas dificuldades em calibar o "bicho", alguma diga?

PS:Se bem me lembro as suas resultavam sempre ;)

Aguardo Obg NJPinheiro

The Screen include a controller SSD1289, it’s a support 8/16bit data interface , easy to drive by many MCU like STM32 ,AVR and 8051. It is designed with a touch controller in it . The touch IC is ADS7843

o que é que estás a calibrar? luminosidade? touch screen?

bubulindo: o que é que estás a calibrar? luminosidade? touch screen?

Procuro calibar o touch screen, o meu está completamente desconfigurado.

Eu testei com o "UTouch_QuickDraw" e toco no ecrã do lado direito e ele escreve do lado esquerdo :-\

O que fiz foi, carreguei no Arduino Mega o Código "UTouch_ButtonTest", mas depressa me aprecebi que não estava calibrado, então carreguei o código fonte "UTouch_Calibration" e calibrei o ecrã. No fim apareceu qualquer coisa como:

#define CAL_X 0x004F0ED2UL
#define CAL_Y 0x0037CEBAUL
#define CAL_S 0x000EF18FUL

que eu foi ao ficheiro "UTouchCD.h" e alterei para os valores que apereciam no ecrã.

Mas ainda assim ele está completamente descalibrado, é como digo, toco no ecrã do lado direito e ele escreve no lado esquerdo :angry:

Já agora uma pergunta de leigo, calculo que: CAL_X - Seja as coordenadas do eixo do X CAL_Y - Seja as coordenadas do eixo do Y e CAL_S - é o quê??

Estarei a fazer alguma coisa mal no processo de calibração? existirá outra forma de calibrar o touch screen?

Aguardo a vossa preciosa ajuda, NJPinheiro