Estou querendo desenvolver um projeto e eu creio que o arduino pode atender minhas necessidades.
Então, se alguém puder responder minhas questões, fico grato.
Andei procurando sobre sensores e descobri que há um leque bem grande de possibilidades, mas não consegui descobrir se há o que necessito.
Então, sempre que o objeto 2 se mover, o objeto 1 estará olhando para ele.
Mas acho que meu problema maior é que não é coisas de centímetros, mas sim de muitos metros.
Se puderem só me dar uma dica se há como fazer isso com o arduino e se sim, do que talvez eu precise, ficarei muito grato.
Bom, a parte de "imagem" você pode usar funções de motion detection com uma camera ligada ao PC, e com o arduino controlar os movimentos de controle para "seguir" o objeto...
E se tiverem vários outros objetos juntos? Ele vai detectar muitos movimentos, quero que siga somente um objeto.
Quanto a controlar do pc, não me agrada, pois gostaria que fosse automático. O objeto 1 estará estático numa posição, somente rotacionando, mas sua face tem de seguir a posição do objeto 2.
lesfar:
E se tiverem vários outros objetos juntos? Ele vai detectar muitos movimentos, quero que siga somente um objeto.
Quanto a controlar do pc, não me agrada, pois gostaria que fosse automático. O objeto 1 estará estático numa posição, somente rotacionando, mas sua face tem de seguir a posição do objeto 2.
Acho que estás no sítio errado então... para fazer o que tu queres, vais precisar dum processador e pêras. A Arduino não é de todo indicado para isso. Quanto a detectar um objecto especifico, ele tem de ter algo que o distinga... cor, formato, etc... e isso só será possível com uma câmara e um computador.
Se vires, por exemplo, futebol robótico todos os robots têm um PC lá dentro a controlar aquilo.
Uma ideia que poderá ser possível de implementar seria com rádios. Se tivesses vários receptores de rádio espalhados pela sala onde os robots vão estar, poderias calcular com alguma precisão a posicão de ambos e direccionar um deles para o outro. Eu não sei muito de processamento de vídeo, mas esta solucão parece-me muito mais dificil. Tenta ver uns links sobre triangulacão (como fazem com as torres de telemóvel) e vê se poderia servir para a tua aplicacão.
Não sei ao certo, mas pelo que entendo sobre triangulação, não precisarei tanto.
Com a wirelles tem como eu saber de onde vem o sinal (direção).
Não preciso de algo que me fale a localização exata do objeto, mas sim qual a direção dele.
Está certo que a placa só funciona com 300pés (91.44 metros), mas creio que seja o bastante para começar (com o tempo posso inserir outros sensores para melhorar o sinal).
Agora, minha pergunta é: é possível colocar um WirelessShield para transmitir a partir do objeto2 e um para receber no objeto1? Ou para transmitir eu necessitarei que tenha um computador no objeto2?
Não sei ao certo, mas pelo que entendo sobre triangulação, não precisarei tanto.
Com a wirelles tem como eu saber de onde vem o sinal (direção).
Então mudou agora as prerrogativas do projeto, acho que todos estavam imaginando que o "olhar" era para reconhecer o objeto de alguma forma,
se você vai poder ter um feedback do objeto fica mais fácil.