localizador pessoal gps

ola amigos

estou começando um projeto, onde quero fazer um localizador gps baseado em arduino para ser usado por militares quando estão no terreno( sou militar) a ideia é que possa ser visualizada sua localização no google ou algum outra aplicação, alguem pode me ajudar? sei que o arduino tem um shild gps mas que tipo de arquivo com essas localizações ele gera? será KMZ que é o arquivo do google? ou sera outro arquivo? esssa ideia é possivel??

Viva,

A ideia é possível mas, porque não um telemóvel?

Pretendes enviar esses dados, ou apenas guardá-los?

O GPS envia os dados em formato NMEA que depois dá para tirar as coordenadas (entre outros dados como a hora em UTC).

Se pretendes guardar isso, podes olhar para um shield SD card e guardar esses dados num cartão. Eu nunca usei esse tipo de ficheiro, mas pelo que tem na internet não me parece muito difícil de criar.

No entanto, eu criaria o ficheiro no computador (deve haver um programa que faça isso) para deixar o Arduino mais "solto". Dito isto, não me parece que seja de todo impossível fazer isso com o Arduino.

Um problema que vais ter é a bateria...

Daí que, se arranjares um telemóvel Android velhote, certamente que encontras uma App que guarda a tua posição por um preço razoável e menos de metade das doress de cabeça que fazer isto com um arduino vai dar.

Devem existir também relógios/gps's que fazem isso, mas o preço será já mais próximo dos 200/300 euros se não mais.

Estou com o bubulindo. Acrescento que para além do equipamento será necessário desenvolver uma aplicação que receba os dados que os equipamentos enviam. Já agora não acredito que o funcionamento que se pretenda seja off-line, por isso acredito que o que se pretende seja uma aplicação que on-line receba os dados recolhidos de cada equipamento (que devem chegar via TCP/IP) e que numa aplicação que possui um mapa sinalize a posição de cada equipamento, certo? Uma aplicação deste género deve dar o "seu trabalho" a fazer, porque é necessário conhecer várias tecnologias e trabalhar com elas em conjunto.
Seria esta a ideia?

a intenção é criar um dispositivo que possa enviar online as possiçoes de tempos em tempos para um computador, é um localizador pessoal…então o arduino geraria esse arquivo NMEA o qual dá pra criar um programinha que transforme em KML ( isso ja foi feito por uma equipe aqui no quartel) e possa ser enviado esse aquivo agora KML via 3g ou via wifi

A questão mantém-se, porque não um telemóvel?

as informações de que podem sair de localização eu posso criptografar e manter a segurança com o celular(telemóvel) eu n posso.

Define criptografia.

Se estamos a falar de usar uma App que está disponível no mercado, então tens razão. Mas se estás disposto a programar e a comprar e montar hardware, porque é que um telemóvel programado por ti não consegue a mesma encriptação?

n nao posso usar o telefone celular...questoes complicadas para explicar assim na rede...endende....

Ok... telemóvel está fora de questão.

Vamos então explorar o que entendes por criptografia. O motivo que pergunto é que o Arduino é um processador de 8 bits com memória limitada. Alguns algoritmos de criptografia não são fáceis ou possíveis de implementar num processador destes. Logo isso pode vir a ser uma limitação.

De resto, o retirar dados dum GPS e mandar para algum lado via GSM, é algo que facilmente tiras da internet. Há quem já tenha feito coisas com ambos e apenas terás de "colar" as funções na ordem correcta.

Quanto ao GPS, aconselho a biblioteca tinyGPS que é pequenota e lê os dados do GPS.

Com GSM, nunca usei, mas existem vários posts no fórum sobre como usar.

Como pensas alimentar o sistema?

muito obrigado pela ajuda, logo logo volto com o projeto pronto pra te mostrar