Eu tenho um esquema bem funcional, um receptor de infra vermelho onde voce conseguer ver os codigos que o teu transmissor da tua tv manda, e um esqueminha de um transmissor de infra-vermelho , aí voce pode clonar o seu controle remoto, so que estou viajando e isto esta no meu desktop, assim que voltar posto aki!
Alguns emissores fazem a modulação necessária para transmitir comandos para a TV, outros não e tens de a fazer por software. Eu tenho ideia que havia uma biblioteca para o Arduino com isso.
Este é o protocolo usado nas TVs e outros aparelhos:
Atenção que eventualmente podes ter de programar um receptor para apanhares os códigos todos da TV através do comando.
Já agora e como curiosidade, uma coisa interessante que dá para fazer com o receptor é uma tomada controlada por controlo remoto. Quando desligas a TV com o controlo remoto, ela fica consumindo energia (nalguns casos até 25% do funcionamento normal). Então, imagina que criavas um receptor com um controlo de relés para a alimentação da TV, DVD, etc... sempre que carregasses no botão da TV para desligar a TV, desligavas também a electricidade para esses aparelhos acabando por poupar algum dinheiro ao fim do mês.
Já ouviu falar a biblioteca IRremote do Ken Shirrif?
ela já tá prontinha pra usar, decodifica e transmite quase todos os protocolos de controles remotos...
Só não sei se ela funciona com a IDE 1.0 do arduino. Eu uso aqui a versão 0022 e roda perfeito